Entrevistas do Roda Viva

Entrevistas do Roda Viva

7 entrevistas do Roda Viva que mudarão seu modo de pensar

  

No ar desde 1986, o Roda Viva é um dos mais antigos e respeitados programa de entrevistas da televisão brasileira. Entre seus mais de mil entrevistados estão as mais relevantes figuras do cenário brasileiras e personalidades internacionalmente conhecidas da política, economia, cultura e esportes.

Roda Viva tem entre seus telespectadores uma grande quantidade de intelectuais, acadêmicos, estudantes, empresários, ministros, governadores, presidente e parlamentares. A repercussão de entrevistas com personalidades de renome sempre vai além da transmissão, gerando notícias em outros veículos de comunicação e sendo exibidas até em universidades.

Em 2008, a TV Cultura, em parceria com a FAPESP e a Unicamp, publicou na Internet, para acesso público, diversas entrevistas que ocorreram no programa ao longo de mais de vinte anos. 
Leandro Karnal é um historiador brasileiro, atualmente professor da Universidade Estadual de Campinas na área de História da América. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo, Karnal tem publicações sobre o ensino de História, bem como sobre História da América e História das Religiões.

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

José de Sousa Saramago foi um escritor português. Foi premiado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Domenico De Masi é um sociólogo italiano. Tornou-se famoso pelo conceito de “ócio criativo” segundo o qual o ócio, longe de ser negativo, é um fator que estimula a criatividade pessoal.

Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Foi Secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e Secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.

Antônio Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo (USP), é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através de aparições em programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede Objetivo, onde lecionou física e química durante muitos anos.

Rubem Alves foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).




ONLINE
9