Escolas não retomam aula
Por falta de estrutura, uma a cada quatro escolas estaduais do RS não retoma aulas 100% presenciais, diz governo
Governo do estado determinou obrigatoriedade do retorno para esta segunda-feira (8). No entanto, parte das instituições de ensino tem dificuldade para atender às medidas de prevenção à Covid-19 e mantém ensino remoto.
Por RBS TV 08/11/2021
Escolas em Porto Alegre tem se esforçado para receber alunos com segurança
— Foto: RBS TV/Reprodução
A volta às aulas 100% presenciais começou nesta segunda-feira (8) para estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio de todas as redes de ensino no Rio Grande do Sul - estadual, municipal e instituições privadas. No entanto, levantamento feito pelo governo do estado indica que isso não foi possível em 25% das escolas da rede estadual devido a problemas de estrutura.
O percentual corresponde a 594 das 2.376 escolas da rede - uma a cada quatro. São instituições que não conseguem, por exemplo, colocar em prática medidas de prevenção à Covid-19, como manter a distância de um metro entre alunos dentro das salas de aula, disponibilizar álcool em gel ou que não tem transporte escolar disponível.
Por conta disso, foi permitido que elas continuem com o revezamento que vinha sendo feito desde a liberação para volta parcial às aulas: durante uma semana, metade dos alunos terá aula presencial, enquanto a outra metade continuará com o ensino remoto. Na semana seguinte, esses grupos trocam de lugar.
Confira abaixo como foi esta segunda de volta às aulas em diferentes regiões do estado:
Região Central
No Centro do Rio Grande do Sul, 99 escolas estaduais retomaram as aulas 100% presenciais. As demais mantiveram o revezamento porque não havia condições de segurança para manter todos os alunos em salas de aula.
A estratégia usada pelas direções foi dividir as turmas em diferentes horários, além de haver as aulas remotas.
Em Santa Maria, 80 escolas municipais mantiveram a retomada opcional durante esta semana. Será um período de adaptação. Na semana que vem, será obrigatório estar em sala de aula.
Fronteira Oeste
Retorno às aulas em Santana do Livramento — Foto: RBS TV/Reprodução
No total, são 60 escolas com 24 mil alunos. Só em Uruguaiana, maior cidade da região, há 30 colégios com mais de 14 mil estudantes. No entanto, houve instituições que não contaram com a presença de 20% dos alunos porque há falta de transporte coletivo. Elas ficam no interior.
A prefeitura da cidade disse que fez três processos licitatórios desde agosto, mas nenhum foi concluído.
Situação semelhante enfrenta Santana do Livramento. Cerca de 550 alunos de seis escolas da rede estadual localizadas no interior não voltaram às aulas devido à falta de transporte escolar.
De acordo com o governo do estado, não há previsão para que o serviço volte a ser prestado.
Serra
Volta às aulas em Caxias do Sul — Foto: RBS TV/Reprodução
Em Caxias do Sul, a secretaria de educação divulgou que precisava de mais tempo para adequar as escolas municipais ao retorno 100% presencial. Um protocolo de recepção dos estudantes está sendo elaborado. Enquanto isso, é feito o revezamento. A expectativa é que continue assim até o dia 16 deste mês.
Já nas escolas estaduais, as direções divulgaram que a adesão dos alunos foi mais baixa do que era esperada. Com isso, os estudantes seguem divididos: parte presencial, parte a distância, com trocas semanais.
Norte
Volta às aulas em Passo Fundo — Foto: RBS TV/Reprodução
Na região do Alto Uruguai, no Norte do estado, há um total de 99 escolas estaduais e 21 mil alunos. Segundo o governo do estado, 64 delas ficarão em sistema de revezamento por falta de espaço nas salas de aula. Só em Passo Fundo, sete escolas não retornaram às aulas com todos os alunos.
Vale do Rio Pardo
Volta às aulas em Santa Cruz do Sul — Foto: RBS TV/Divulgação
Em Santa Cruz do Sul, quatro escolas estaduais não voltaram a ter aulas 100% presenciais porque não foi possível manter todos os alunos nas salas de aula. Em relação à rede municipal, cerca de 200 alunos deixaram de comparecer às aulas.
Região Sul
Volta às aulas em Rio Grande — Foto: RBS TV/Reprodução
Em Pelotas, das 70 escolas da rede municipal, quatro voltaram a ter aulas 100% presenciais. O motivo é a dificuldade em adaptar os espaços das salas de aula para receber todos os alunos. De acordo com a prefeitura, todas precisam fazer as adequações até quinta-feira (11).
Já em Rio Grande, as aulas voltaram ao normal de acordo com o governo do estado. No total, cerca de 17 mil alunos retornaram às aulas de aula.