Escolas públicas em prova do MEC

Escolas públicas em prova do MEC

Escolas federais do RS superam as particulares em prova do MEC

Metade dos alunos das instituições federais apresenta conhecimento avançado em matemática. Na rede estadual, o índice não chega a 2%

30/08/2018 

Quem pensa que a escola pública está muito longe de chegar ao nível de desempenho em avaliações da rede privada está, em parte, enganado. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação, mostram que a rede federal se constitui como uma ilha de excelência no Ensino Médio do Rio Grande do Sul. De cada 10 alunos de institutos federais, de escolas vinculadas a universidades e de colégios militares, cinco apresentam aprendizado avançado em português e matemática. Na rede privada, um quarto dos estudantes está nesse nível mais elevado.

Em comparação com a rede estadual, que corresponde a 85% das matrículas no Ensino Médio – o abismo é maior: menos de 2% dos estudantes têm nível avançado em matemática. Em contraponto, o percentual de alunos das escolas estaduais com capacidade insuficiente para lidar com números chega a 70%, contra apenas 13% na rede federal e 22,5% nas instituições privadas.

A interpretação em níveis insuficiente, básico e avançado é baseada em critérios da Secretaria de Educação Básica do MEC. Em português, a diferença entre as redes também é marcante, embora o percentual de alunos com aprendizado avançado seja menor: são 22% na rede federal, 8% nas escolas privadas e menos de 1% nas estaduais.

A média geral dos alunos da rede federal na prova de matemática foi de 371,67 – em uma escala de zero a 500. Em língua portuguesa, a média ficou em 332,82. Na rede privada do Rio Grande do Sul, a média foi de 337,23 em matemática e de 320,43 em português. Já as escolas estaduais ficaram com média de 272,38 e 270,64, respectivamente.

Em boa parte, as escolas federais fazem provas de seleção para ingresso, peneira que garante alunos qualificados e com renda mais elevada, o que pode ajudar a explicar o bom desempenho. Porém, nos institutos federais e colégios das universidades, há cotas para alunos provenientes da rede pública.

O que é o Saeb

O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.

As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/08/escolas-federais-do-rs-superam-as-particulares-em-prova-do-mec-cjlfh1bik058w01n00qwblwvo.html 

70% dos alunos do Ensino Médio no RS têm aprendizado insuficiente em português e matemática

Resultado no Saeb 2017, prova aplicada pelo MEC, mostra que apenas 30% dos estudantes gaúchos do 3º ano apresentaram conhecimentos básicos ou avançados nessas disciplinas

30/08/2018 

Sete em cada 10 alunos do Ensino Médio na rede estadual do Rio Grande do Sul apresentaram nível insuficiente de conhecimento em língua portuguesa e matemática em prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30), 70,46% dos estudantes demonstraram baixo nível de proficiência na própria língua, 28,15% têm capacidade básica no idioma e apenas em 0,8% deles se constatou nível avançado em português.

A interpretação em níveis insuficiente, básico e avançado é baseada em critérios da Secretaria de Educação Básica do MEC. Apesar do alto índice de alunos da rede estadual de Ensino Médio com baixa proficiência em língua portuguesa, o resultado no Rio Grande do Sul – e nos demais Estados do Sul, além do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco – é superior à média nacional. No Brasil, pelo que mostra o Saeb 2017, os estudantes matriculados no Ensino Médio obtiveram, em média, nível 2 de um total de 9 na disciplina.

Isso demonstra, em geral, que o estudante brasileiro de Ensino Médio consegue identificar uma ideia comum em textos diferentes, enxerga a ironia em tirinhas e entende o sentido da linguagem verbal e não verbal em notícias e charges. Não demonstra, porém, capacidade de reconhecer o tema de uma crônica nem identifica opiniões divergentes sobre o mesmo tema em diferentes textos.

No 3º ano do Ensino Médio da rede estadual gaúcha, o resultado em língua portuguesa é ainda pior do que em matemática: 70,15% dos estudantes demonstraram capacidade insuficiente de lidar com números. O índice de alunos com conhecimento avançado de matemática também é maior do que em português: 1,69% dos avaliados conseguiram, por exemplo, determinar uma das medidas de uma figura tridimensional utilizando o Teorema de Pitágoras.

A situação é semelhante no 9º ano do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul, em que os alunos também demonstraram mais conhecimentos insuficientes (60,67% em matemática, 57,46% em português) do que em nível básico ou avançado.

Já no 5º ano do Ensino Fundamental, a demonstração da aprendizagem esperada dos estudantes gaúchos para essa idade supera a considerada insuficiente na prova aplicada pelo MEC: 53,55% dos alunos obtiveram desempenho no nível básico em língua portuguesa e 59,82% conseguiram o mesmo em matemática.

Veja notas por município dos alunos do Ensino Fundamental em matemática:

 

Mesmo com índices insatisfatórios em língua portuguesa e matemática, os estudantes gaúchos tiveram desempenho melhor do que em 2015 em todos os níveis avaliados pelo Saeb. No Ensino Médio, o Rio Grande do Sul aparece em quatro lugar no país no desempenho em matemática – atrás de Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina. E, com 282,7 pontos em uma escala que vai de zero até 500, ficou acima da média do país, que foi de 270 pontos. Em português, está na segunda posição, com 278 pontos, atrás do Espírito Santo. A média do país ficou em 268 pontos. As provas de português e matemática foram aplicadas para 5,4 milhões de estudantes em 70 mil escolas públicas e privadas no ano passado. 

O que é o Saeb

O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.

As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. 

Veja notas por município dos alunos do Ensino Fundamental em português:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/08/70-dos-alunos-do-ensino-medio-no-rs-tem-aprendizado-insuficiente-em-portugues-e-matematica-cjlfgo57m058u01n0ggf8lmsn.html 

 

RS melhora desempenho escolar em todos os níveis em avaliação do MEC

Saeb 2017 aponta melhora nos números em relação à edição anterior, de 2015, mas notas ainda são menores do que há 12 anos no Ensino Médio

30/08/2018 

Dados sobre a aprendizagem dos alunos divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC) mostram melhoria no desempenho dos estudantes gaúchos em todos os níveis avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas de português e matemática foram aplicadas no ano passado em escolas públicas e privadas.

Ensino Médio segue como o maior desafio, mas o Rio Grande do Sul melhorou em relação ao desempenho desastroso de 2015, quando regrediu ao pior resultado desde 2005, ano em que teve início a série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média dos alunos gaúchos, somadas as redes públicas e privadas, foi de 273,31 em matemática naquele ano, em uma escala que vai de zero até 500. Na prova de 2017, o resultado subiu para 282,7. Já em português, o desempenho passou de 272,79 em 2015 para 278,5 em 2017. 

No entanto, a boa notícia deve ser vista com cautela quando se analisa a série histórica do desempenho no Ensino Médio. Os resultados agora conquistados mantêm-se os mais baixos desde 2005 nas duas disciplinas.

Em relação aos demais Estados, os dados divulgados nesta quinta-feira mostram Rio Grande do Sul em quarto lugar no desempenho em matemática – atrás de Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina. E bem acima da média do país, de 270. Em português, está na segunda posição, depois do Espírito Santo. A média do país ficou em 268 pontos.

Ao apresentarem os dados, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmaram que os resultados mostram que "o Ensino Médio tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros". O documento que sintetiza os resultados vai além ao apontar que a baixa qualidade da etapa prejudica "a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil".   

Para alavancar os resultados, o MEC tem apostado todas as fichas na reforma do Ensino Médio, lei sancionada no ano passado que prevê a criação de um currículo flexível, com cinco opções de formação aos estudantes. No entanto, a implementação do novo modelo depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda está em discussão no Conselho Nacional de Educação e enfrenta resistência de educadores.

No Rio Grande do Sul, apesar dos avanços em relação à edição anterior do Saeb, o percentual de alunos do 3º ano do Ensino Médio com aprendizado considerado insuficiente é elevado – chega a 70,46% em português e a 70,15% em matemática.

Ensino Fundamental

O melhor resultado no Saeb é verificado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com média de 227 pontos em matemática, contra 224,66 na edição de 2015. Na prova aplicada para alunos do 5º ano, é verificada a situação mais confortável, já que o Estado apresenta crescimento desde 2005. O mesmo ocorre em português, que passou de 213,17 para 217,8. Nas duas disciplinas, o desempenho ficou acima da média do país, de 224 em matemática e 215 em português.

Nos anos finais, houve evolução nos índices desde 2005, mas com oscilação nos resultados ao longo dos anos. O desempenho em matemática passou de 259,56 em 2015 para 267,7 dois anos depois. Já em português, saltou de 256,74 para 266,7. Nas duas disciplinas, o resultado ficou acima da média nacional – de 258.

O que é o Saeb

O Saeb é uma avaliação aplicada pelo MEC e composta por questionários respondidos por professores, diretores e alunos, além de provas de português e matemática aplicadas a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação ocorre a cada dois anos e a última edição foi aplicada nos dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, com mais de 5,4 milhões de estudantes envolvidos em todo o país.

As provas são aplicadas em todas as escolas públicas com pelo menos 10 alunos matriculados em cada série avaliada. Na rede privada, a avaliação é amostral. Os resultados são apresentados em uma escala de 0 a 500, com níveis de proficiência de 0 a 9. Os dados do Saeb ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá os resultados divulgados na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. 

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/08/rs-melhora-desempenho-escolar-em-todos-os-niveis-em-avaliacao-do-mec-cjlffk00n058k01n0hhxwbutm.html 




ONLINE
66