Estabilidade no rendimento escolar
Rendimento escolar apresenta estabilidade no país
Inep divulga relação entre taxas de aprovação de 2023 e 2024
Correio do Povo
Uma estabilidade nas taxas de aprovação dos últimos dois anos (2023 e 2024) na Educação Básica brasileira foram averiguadas em planilhas divulgadas na terça-feira (12/8) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O material foi produzido com base nos indicadores de rendimento, obtidos pelo tratamento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2024. Desta forma, calculou-se o rendimento, a partir do número de aprovações, reprovações e abandonos registrados na segunda etapa do Censo Escolar 2024, realizada no período de fevereiro a março de 2025.
Censo Escolar
A pesquisa, coordenada pelo Inep em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação, representa a maior coleta de dados e estatísticas sobre a Educação brasileira; atualmente abrangendo todas as escolas (públicas e privadas) de Educação Básica e Profissional do país.
O Censo Escolar é dividido em duas etapas: a primeira, destinada a coletar informações sobre estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda, para obter informes sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos ao final do ano letivo.
FONTE: