Estatização das empresas
Estatização de TODAS as empresas
EUROPA É ALTAMENTE ESTATIZADA (PRINCIPALMENTE PAÍSES NÓRDICOS)
A Noruega (assim como todos os países nordicos) tem uma fortissima presença do Estado na economia. Com isso, o Estado consegue receita multi-bilionária para investir no bem-estar social de seu povo.
Se essas empresas fossem privadas (como ocorre no Brasil) o lucro iria para a fortuna dos parasitas dos empresários ao invés de investimentos no bem-estar da população.
ESTATAIS NORUEGUESAS (*vide link 2 abaixo)
* Extração de recursos naturais;
* Bancos;
* Telecomunicações;
* Energia elétrica;
* Ferroviárias;
* Educação;
* Saúde;
* Aeroportos;
* Saneamento;
* Correios;
* Loterias;
* Gás natural;
* Transporte coletivo
* Portos;
* E até imobiliárias, fabricas, bebidas e cigarros;}
Tudo para o Estado ter mais recursos para melhorar a vida dos trabalhadores e da população (saúde pública, educação pública, segurança pública, previdência pública, etc).
Enquanto isso no Brasil: partidos de direita/centro e entidades neoliberais querem convencer o povo que entregar nosso patrimônio e o suor do nosso trabalho para enriquecer os empresários é a melhor solução
A Petrobras não é Estatal: 49,3% do nosso petróleo está nas mãos dos acionistas e a extração nas mãos das terceirizadas (Odebrecht, OAS, Engevix, etc) e das petroleiras estrangeiras (Shell, Chevron, Exxon).
É preciso lutar pela Estatização de TODAS as empresas e colocar aqui também a receita obtida pelos trabalhadores nas empresas em prol do povo e não mais para enriquecer os parasitas dos empresários, banqueiros e acionistas.