Estudantes enviados para os Estados Unidos
O Brasil é o 12º país no mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos
Dados do relatório Open Doors apontam os cursos mais procurados pelos intercambistas
27/09/2022
De acordo com novo relatório Open Doors Report on International Educational Exchange sobre Intercâmbio Educacional Internacional, publicado pelo Institute of International Education (IIE) e pelos Estados Unidos, revelou que o Brasil ocupa agora a 12º posição do país que mais envia estudantes intercambistas ao país americano. O levantamento está relacionado aos estudantes de cursos intensivos de inglês, no ano de 2021.
O número total de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos aumentou, o Brasil enviou cerca de 1.151 intercambistas. O relatório também apontou que a Bélgica foi o país que mais cresceu no número de intercâmbio, um aumento de 180%. Os países mais bem colocados no ranking foram: Japão 10,9%, China (9,5%) e França(6,7%). Ao todo, esses 3 países enviaram cerca de 10 mil alunos para intercâmbios nos Estados Unidos.
Intercâmbio nos EUA para ensino superior
O levantamento do Open Doors também trouxe dados de estudantes estrangeiros que fizeram intercâmbio para cursar uma graduação ou pós-graduação, entre os anos de 2020 e 2021. O Brasil enviou cerca de 14 mil estudantes aos EUA. O que chamou atenção no relatório é que houve uma redução nos intercambistas de todas as nacionalidades, nos Estados Unidos, provavelmente, ocasionada pela pandemia da covid-19. A Ásia enviou mais estudantes para intercâmbio em nível superior, ao todo 317 mil alunos são da China e mais de 11 mil do Japão. Juntos, os intercambistas caribenhos e da América Latina, representam 72 mil.
Qual a Graduação e Pós-graduação preferida pelos intercambistas nos EUA?
Ainda de acordo com o relatório, em média 39% dos intercambistas optaram pela graduação, e o curso mais buscado foi engenharia, com mais de 190 mil matriculados. Matemática e Ciências da Computação tiveram cerca de 180 mil estudantes, e a graduação em negócios contou com 145 mil alunos. Cerca de 54% dos intercambistas são estudantes STEM - A admissão de estudantes para disciplinas STEM continua sendo uma prioridade em muitos países do mundo, como no Reino Unido e nos Estados. Os cursos de pós-graduação mais buscados são voltados para a área da física e ciências da vida com 40% , engenharia 15% e saúde 14%.
Curso de idiomas com bolsa de estudo
Aqueles que buscam aprender um novo idioma podem consultar as oportunidades disponíveis do Educa Mais Brasil. O programa dispõe de bolsas de estudo distribuídas para várias regiões do país, há também descontos especiais para cursos técnicos, graduação, pós-graduação e outros níveis. Acesse o site e realize sua inscrição hoje mesmo!
Consulte aqui bolsas de estudo disponíveis!
Com Informações: Exame*
Fonte: E+B Educação | Samara Rodrigues