Falta de valorização do docente
A falta de valorização do docente brasileiro e a importância de alterar esse cenário
Escolas Exponenciais, 15/10/2021
A Varkey Foundation é uma organização internacional com sede em Londres, na Inglaterra, que foi criada para melhorar o padrão da educação e para elevar o status dos professores em todo o mundo. A organização realiza estudos importantes sobre a valorização dos professores em 35 países. Em 2013, foram ouvidas 42 mil pessoas (dos quais menos do que 20% eram professores), para tentar identificar fatores que poderiam melhorar o prestígio da profissão e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos. Infelizmente, entre os países que participaram da mostra, o Brasil foi o que mostrou menor valorização de seus docentes.
“Acreditamos que toda criança merece um bom professor e uma boa educação, e estamos determinados a entregar os dois. Para fazer isso, fazemos parcerias com governos, formuladores de políticas públicas e especialistas locais, para fornecer aos professores as habilidades necessárias para melhorar os padrões educacionais,” diz o site da Varkey Foundation, que tem escritórios também em Dubai, Gana, Uganda e na Argentina. Além dos programas nesses países, a Fundação também financia treinamento a mais de 45.000 professores, melhorando a liderança escolar em mais de 3.000 escolas.
Lutar contra a desvalorização do docente é mais do que urgente. De acordo com uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2014, apenas 2,4% dos jovens se mostraram interessados em seguir a profissão docente.
Há três anos, foi divulgado o Global Teacher Status Index 2018 (Índice Global de Status de Professores) e a nova pesquisa voltou a mostrar o Brasil em último lugar em relação à valorização do professor. A avaliação vai de 1 a 100 e o Brasil teve apenas um ponto, enquanto a China obteve 100 pontos, seguida pela Malásia e por Taiwan. Uma das conclusões importantes do estudo foi a de que o prestígio do professor não está relacionado apenas à remuneração média. Esse conceito também envolve a atratividade da carreira para os jovens, o respeito pelos profissionais, as condições de trabalho e a valorização da profissão em políticas públicas. Então que tal algumas dicas para melhorar a valorização de nossos professores? Nada melhor do que fazer isso para marcar o 15 de outubro, Dia do Professor!
10 dicas de como valorizar os professores dentro das escolas- Escute seu corpo docente. É preciso criar um canal de comunicação que esteja sempre aberto para ouvir as ideias dos professores, acolher críticas construtivas, entender suas necessidades e dificuldades no dia a dia. Atue como equipe e não como patrão/funcionário.
- Dê voz a seus professores, além de dar ouvidos. Inclua-os na tomada de decisões da escola. Professores que se sentem parceiros ativos nos desdobramentos do projeto político pedagógico ficam muito mais motivados em seu trabalho e rendem muito melhor.
- Estimule cada um deles a buscar a melhor versão de si. Reconheça seus pontos fortes e trabalhe para melhorar seus prontos fracos. Incentive-os a se atualizar, sendo com apoio financeiro da escola ou por conta própria.
- Invista na formação continuada dos profissionais. Esteja sempre de olho no que há de melhor no mercado para capacitar os profissionais de sua escola: cursos, palestras, workshops…
- Crie boas condições de trabalho (físicas e psicológicas) e ofereça todo o suporte necessário para que o professor realize seu trabalho da melhor forma, incluindo aí o investimento em tecnologia, para facilitar seu dia a dia dentro e fora da sala de aula.
- Encoraje a colaboração. Crie articulações entre as disciplinas, aumentando a cooperação entre os professores e formando um time forte e unido.
- Dê visibilidade ao trabalho de seus professores, divulgando seus projetos em sites, blogs, redes sociais, feiras culturais, feiras de ciências…
- Ofereça um bom canal para que eles possam ter uma comunicação mais efetiva com seus alunos, valorizando o contato para além dos assuntos ligados às disciplinas escolares.
- Invista também em um bom canal de comunicação da equipe docente com os pais dos alunos. Dessa forma, a escola consegue melhorar o engajamento dos responsáveis e também um melhor desempenho geral de seus alunos.
- Recompense sua equipe. Além de salários atrativos, lembre-se de que isso não envolve somente uma boa remuneração financeira. Manifeste sua gratidão e reconhecimento do trabalho realizado em pequenos gestos no dia a dia. Mande mensagens incentivadoras, lembre-se de datas especiais (olha aí o Dia do Professor!), dê feedbacks positivos, promova confraternizações, eventos motivacionais, etc.
- Professores valorizados trabalham melhor por uma educação de qualidade. Eles se sentem motivados no dia a dia a melhorar seu trabalho e isso reflete imediatamente no desenvolvimento de seus alunos.
- Professores valorizados “vestem a camisa” da instituição e atuam como melhores “promoters” da escola.
- A qualificação dos professores se transforma em uma excelente estratégia para conseguir novas matrículas.
- Instituições de ensino que valorizam seus professores são vistas com melhores olhos no mercado e, principalmente, por pais de alunos.
- Professores valorizados são mais fieis à instituição e trocam menos de emprego (redução do turnover), garantindo a continuidade de seu trabalho a longo prazo e evitando a disrupção da rotina da escola.