Fazer o Ensino Médio atrativo
“É preciso fazer do Ensino Médio uma escola atrativa para o jovem”, afirma ministro da Educação
Conexão com o mercado de trabalho, inovação e a tecnologia estão entre as necessidades destacadas por Camilo Santana durante evento nacional em Brasília
18/10/2023
O ministro da Educação, Camilo Santana, salientou a necessidade de as instituições pensarem em um ensino médio atualizado e conectado com a realidade do mercado de trabalho. A fala ocorreu durante a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em Brasília:
— É preciso fazer do Ensino Médio uma escola atrativa para o jovem, conectada com o mundo atual do mercado de trabalho, com a inovação e a tecnologia — disse Santana.
O ministro considera que a demanda fica ainda mais evidente a partir do levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em setembro deste ano, que mostra que o Brasil tem apenas 11% das matrículas no ensino médio técnico e profissionalizante. A média dos países da OCDE é de 44%.
Para estimular o aumento das matrículas no Brasil, o ministro adiantou que, em breve, lançará uma política de apoio à permanência dos alunos nas escolas de ensino médio.
— Estamos perdendo muitos jovens, principalmente no primeiro ano do ensino médio, por evasão, abandono ou por reprovação — completou.
O evento, que tem como tema o Ensino Técnico, iniciou na terça-feira (17) e encerra no domingo (22). Ao todo, serão apresentados 280 projetos, com destaque para iniciativas sobre inclusão, superação das desigualdades e empreendedorismo.
FONTE: