FEPAM, nota sobre as enchentes

FEPAM, nota sobre as enchentes

Servidores da FEPAM divulgam nota sobre as enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul

 

 

ASFEPAM – Associação dos Servidores da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler, entidade civil e privada que reúne os servidores do organismo estadual do Rio Grande do Sul responsável pelo licenciamento de diversas atividades econômicas, está divulgando a seguinte nota:

Lamentavelmente, estamos enfrentando novamente uma situação de enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, causando grandes prejuízos materiais e a perda irreparável de entes queridos.

Este evento é extremo, generalizado e com volumes de chuvas muito maiores do que as ocorridas em setembro de 2023. Naqueles dias, muitas pessoas afirmavam que tais ocorrências não eram uma tendência decorrente das mudanças climáticas, mas sim eventos “normais” que ocorrem de tempos em tempos, e que levaria mais tempo para que tivéssemos novos episódios.

No entanto, hoje, em maio de 2024, seis meses depois, nos encontramos imersos nesse caos. Não temos iniciativas em andamento voltadas para o futuro; ao contrário, vemos a aprovação de leis que implicam em mais intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP), como a recentemente aprovada lei n. 16111/2024, enquanto o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado permanece estagnado e ao mesmo tempo que Cadastro Ambiental Rural (CAR) não é analisado.

Ou, ainda, enquanto vemos o Pampa continuar sem uma regulamentação que proteja o bioma. Continuamos incentivando o mesmo modelo de produção agrícola, que apenas exaure o solo e degrada os recursos hídricos.

Quando falamos em mudanças climáticas ou em planejamento estrutural, precisamos unir os órgãos do estado que detêm conhecimento, ao invés de apenas remediar constantemente, como estamos testemunhando.

Tudo o que começarmos hoje –  – planejamento ambiental, recomposição de APP e de Reserva Legal, programas voltados para o manejo sustentável do solo, integração das informações das bacias e gestão por bacia – são ações que trarão resultados a longo prazo, não daqui a um ano, mas que garantirão o futuro das próximas gerações.

Mais informações:

— Site da ASFEPAM

— Site da FEPAM

 

FONTE:

https://agirazul.com/arquivos/17789 




ONLINE
59