Filmes homenageiam medalhistas

Filmes homenageiam medalhistas

Filmes homenageiam medalhistas

Filmes: 10 SEGUNDOS PARA VENCER; UMA SKATISTA RADICAL e A HISTÓRIA DE GABBY DOUGLAS – Falando de brasileir@s na Olimpíada de Tóquio.

 

Para homenagear noss@s representantes medalhistas em Tóquio, mais precisamente, Hebert Souza, que conquistou a medalha de ouro no boxe masculino na categoria peso médio; Rayssa Leal, maranhense, a nova referência de skate feminino no Brasil, de 13 anos, que conquistou a medalha de prata, e Rebeca Andrade, duplamente laureada na ginástica com prata e ouro, CINE EDUCA apresenta três filmes cujos temas estão associados aos jogos olímpicos.

O filme “10 Segundos Para Vencer” traz a trajetória do boxeador Éder Jofre. Embora o filme omita, Éder, ainda na condição de amador, disputou os Jogos Olímpicos de 1956 em Melbourne, Austrália. Chegou aos jogos como um dos favoritos, porém, em condições adversas (nariz quebrado e respirando pela boca), sua segunda luta resultou em derrota por pontos. O foco está na biografia do pugilista desde a infância, na relação entre pai e filho e suas visões em relação ao esporte. De um lado, a disciplina, a cobrança e o compromisso com a carreira (o sonho de lutar na América), elementos defendidos pelo pai e treinador, ex-lutador, Kid Jofre, interpretado magistralmente por Osmar Prado. De outro, a capacidade técnica de Éder, o histórico de suas lutas e títulos (campeão mundial em 1960), o conflito entre a vida familiar e a profissão. Como contexto, a passagem das agruras de uma vida difícil, de necessidades até a ascensão social proporcionada pelas vitórias no boxe.

Baseada em eventos reais, vem da Índia a história de uma adolescente que ultrapassa todas as barreiras sociais e de gênero para se dedicar ao seu sonho: o skate. Em “Uma Skatista Radical” (título que dá uma ideia equivocada do roteiro) temos um contraste entre o tradicional de uma sociedade (a hierarquia de castas, a submissão da mulher, o que é próprio para meninos ou meninas, incluindo a educação) e o elemento externo que corrompe com valores estranhos ao meio como a liberdade feminina para realizar desejos, mesmo que isso signifique coragem para quebrar paradigmas com severas consequências. Por fim, uma deliciosa sensação de superação, mudanças de comportamento e consciência coletiva contagiantes cujo vetor revolucionário tinha um pedaço de madeira sobre quatro rodinhas cujo espírito nem o fogo pôde apagar.

Fiquei impressionado com as semelhanças na carreira e estrutura familiar entre as histórias de nossa ginasta Rebeca e a medalha de ouro na olimpíada de Londres Gabrielle Douglas no filme “A História de Gabby Douglas” (também disponível como Vitórias de uma Vida). Ela participou pelos Estados Unidos, ajudando a ganhar a medalha de ouro por equipes, vindo a repetir a proeza no concurso individual feminino de ginástica, tornando-se dessa forma a primeira ginasta negra a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Tudo que uma ginasta enfrenta está neste filme: a determinação inicial, as pressões, vacilo (lembrando Simone Biles), lesões e as dificuldades econômicas em virtude da falta de patrocínio. Porém, com o apoio familiar e o incentivo do técnico, apesar das dificuldades, a perseverança para a possibilidade do êxito. Por ser de 2014, o filme não aborda a participação da atleta no Rio em 2016, onde conquistou mais uma medalha. Corra atrás de seu “Amanar”.

Sinopses:

10 SEGUNDOS PARA VENCER - Conhecido como "Galinho de Ouro", por ter sido eleito o maior peso galo da história do boxe, Eder Jofre é considerado um dos maiores boxeadores de todos os tempos. Nem a infância difícil no bairro do Peruche, em São Paulo, conseguiu deter Eder, que se consagrou campeão mundial em 1961, nos Estados Unidos. Direção: José Alvarenga Jr.. 2018.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

- UMA SKATISTA RADICAL - Uma Skatista Radical acompanha a história de Prerna (Rachel Gupta), uma adolescente que mora na região rural da Índia e que segue fielmente as tradições da família. Quando a publicitária Jessica (Amy Maghera) chega na região para saber mais sobre a infância de seu falecido pai, Prerna e as outras crianças locais são apresentadas ao skate. Determinada a ajudar os pequenos, Jessica inicia uma batalha difícil para construir uma pista de skate no local, deixando Prerna com uma escolha difícil entre se conformar com as expectativas da sociedade em relação a ela ou realizar seu sonho de competir no Campeonato Nacional. Direção: Manjari Makijany. 2021.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz

- A HISTÓRIA DE GABBY DOUGLAS - Acompanha a adolescência e a infância de Gabby Douglas da primeira ginasta negra das olimpíadas. Superando todas as adversidades, ela foi a primeira campeã individual das Olimpíadas e a primeira ginasta norte-americana a ganhar medalha de ouro nas competições individuais e em grupo. Direção: Gregg Champion. 2014.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz

 

Cine Educa




ONLINE
129