Formação para fortalecer Educação Bilíngue
Seduc promove formação de professores para fortalecer Educação Bilíngue na Rede Estadual
Evento segue até quinta-feira (9) no 2º andar do prédio Edel Trade Center, no Centro da Capital
Publicação:
Diretora do Departamento de Modalidades, Katyucha do Amaral, destaca
a visibilidade linguística dos alunos surdos - Foto: Diego da Costa
POR DIEGO DA COSTA
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a assessoria técnica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), pertencente ao Ministério da Educação (MEC), deram início, nesta terça-feira, 7 de novembro, à formação de professores com o intuito de apresentar as funções de tradutor intérprete na sala de aula e libras como unidade curricular, bem como fortalecer a educação bilíngue. O evento, que segue até quinta-feira, dia 9, ocorre no 2° andar do prédio Edel Trade Center, no Centro da Capital.
A iniciativa, que visa qualificar o atendimento aos alunos surdos na rede estadual e prepará-los para o mercado de trabalho, busca oferecer educação de qualidade a esses estudantes que demandam políticas de ensino que contemplem sua singularidade linguística.
Conforme a diretora do Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Katyucha do Amaral Fagundes, este é um importante momento para dar a visibilidade linguística aos alunos surdos.
“Nós queremos, por meio destas formações, oferecer diferentes habilidades aos nossos docentes, para que possam se comunicar melhor com estes alunos e qualificar sua abordagem pedagógica a partir de uma perspectiva deste estudante. Nós entendemos, portanto, que a acessibilidade é fundamental e esta parceria com o MEC beneficia não somente a comunidade surda, mas toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul”, destaca.
A diretora da divisão e cooperação técnica do INES, Márcia Regina Gomes, enaltece a relevância do compartilhamento de experiências entre professores, diretores e representantes das escolas.
“O fortalecimento da educação bilíngue deve partir de um esforço coletivo para garantir um direito legal das pessoas surdas. Por isso, conhecer as diversas realidades das redes no país, é uma forma de construir este processo e de aprender novas formas de inovar para levar este conhecimento adiante”, afirma.
Presenças
Também estiveram presentes as assessoras da Educação Especial da Seduc; as professoras da Rede Estadual Neoli Gabe e Luciana Meira; a tradutora e intérprete de Libras do INES, Ana Cristina de Souza Flores; a Chefe da Divisão de Formação Continuada do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Luana Rodrigues; além de representantes e palestrantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
INES
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo.
Como instituto de educação, atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. O instituto ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios.
FONTE: