Fraudes e manipulação no Ideb
Governo Ratinho Jr. poderá ser investigado por suspeitas de fraudes e manipulação no Ideb
Notas e frequência de alunos(as) estariam sendo modificadas dentro das plataformas institucionais com o objetivo de inflar artificialmente os resultados
- Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Não há dúvidas de que a rede pública estadual do Paraná tem excelentes profissionais atuando nas escolas. Já a propaganda do governo Ratinho Jr., de que o estado possui a melhor educação do país, está sob suspeita de fraude. Além de relatos de professores(as) indicando suposta manipulação de dados que são enviados ao Ministério da Educação, o resultado das escolas paranaenses no Enem seria outra indício. O Paraná não aparece na lista das 50 escolas com as melhores notas no Enem 2024.
De acordo com relatos apresentados à autoridades por professores(as), notas e frequência dos(as) alunos(as) estariam sendo modificadas dentro das plataformas institucionais pela Secretaria da Educação com o objetivo de inflar artificialmente os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A gravidade das denúncias motivou pedidos de auditoria, encaminhados ao Ministério da Educação e ao Ministério Público.
Segundo o autor do pedido de investigação, o deputado estadual Requião Filho, os relatos mostrariam que “em alguns casos, estudantes reprovados com nota 4,0 aparecem, mais tarde, aprovados no sistema com nota 6,0. Outro ponto citado é a omissão de registros de frequência escolar, permitindo a aprovação automática de alunos com baixa frequência em sala de aula, estando abaixo dos 75% determinados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.
“Essas práticas, se confirmadas, desrespeitam o trabalho pedagógico e comprometem a credibilidade dos dados educacionais do Estado”, diz o parlamentar. Diante da gravidade dos relatos, ofícios solicitando a abertura de auditoria para apurar os resultados apresentados pelo governo do Paraná no Ideb foram enviados ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti.
Paraná fora da lista
Conforme divulgou o portal de notícias RIC, nenhum colégio do Paraná aparece na lista das 50 escolas com as melhores notas no Enem 2024. O ranking foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda segundo a matéria, quem se destacou foi o estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, com cinco instituições entre as dez melhores.
O jornalismo da APP-Sindicato entrou em contato com as assessorias de comunicação do Ministério da Educação e do Ministério Público para confirmar o recebimento da denúncia e as providências tomadas, mas até o momento não obteve retorno.
FONTE: