Fronteira entre democracia e barbárie

Fronteira entre democracia e barbárie

NA TÊNUE FRONTEIRA ENTRE DEMOCRACIA E BARBÁRIE ...

 

É urgente uma reflexão que produza mudança de tática e estratégias no uso das redes sociais. Se isto não ocorrer corre-se o risco de "ficar latindo enquanto a caravana passa" ( desculpem o exemplo mas pragmaticamente funciona ).

É confortador ter uma publicação ser "curtida" "comentada" ou "compartilhada" mas fala sério, isto apenas conforta pelo eco solidário daquilo que publicamos ou produz efeito prático naquilo que queremos transformar.?

Cada autor de publicação consequente, politicamente bem posicionada, defensora intransigente de Direitos Universais não escapa ( nem eu) de ter ENTRE: familiares, amigos pessoais, vizinhos e Amigos do face uma quantidade de pessoas que integram os 27 % (mais recente Pesquisa DATAFOLHA ) que contrariam e contradizem sistematicamente aquilo que publicamos e defendemos e apoiam ( deliberadamente ou não ) tudo aquilo que condenamos.

As razões são muitas e vão desde falta de informação e formação política até deformação de caráter e não é possível elencar, e nem cabe, caso a caso.

Faço aqui a comparação com um Professor que frente a uma turma com interesses diversos e controversos insista em continuar impassível a "despejar conteúdos e verdades " sem preocupar-se em buscar conhecer e entender os motivos desta contrariedade. Ouvi-los, procurar formas de fazê-los despertar o interesse para uma leitura correta da realidade e o desejo pessoal de transformá-la.

Não avançamos em transformação quando não aglutinamos uma multidão de " interessados em transformar" .

Aglutinar somente os mais avançados e interessados mostra apenas que "somos poucos" e isto, mais que confortar pela identidade de propósitos deve assustar dado a dimensão da luta que se impõe.

É uma tarefa difícil ? Sem dúvida! Dificílima !

Na verdade uma tarefa que historicamente deveria ser cumprida por organizações da sociedade: Escola, Sindicatos, Igrejas, Associações de Bairro, Ordens Filosóficas, Clubes de Serviços, Clubes Sociais, Partidos Políticos etc. e que hoje (observando de forma genérica) amargam flagrante fracasso (com raras exceções) em seus projetos.

A Sociedade Humana, por séculos, produziu avanços e conquistas do Pensamento Universal, por seus melhores cérebros e este patrimônio não pode ser pisoteado por quem tem pés para tentar e não tem "cabeça" para discernir.

Esta imersão neste universo de incapacitados políticos e culturais é urgente. Cada um faça sua lista....e vamos ao trabalho e à luta!

O Homem é agente de sua história pessoal e da formatação da sociedade em que está inserido. Isto exige organização pela base desta sociedade.

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática."
(Paulo Freire)




ONLINE
12