Grade curricular Ciências Contábeis
Curso de Ciências Contábeis: veja como ficou a grade curricular após mudanças do MEC
Mudanças como estágio obrigatório e o TCC passando a ser opcional são algumas alterações
22/05/2024 - Ana Luzia Rodrigues
Curso de Ciências Contábeis / Imagem Freepik
O Ministério da Educação (MEC) oficializou mudanças na grade curricular do curso de Ciências Contábeis. Com a nova proposta, o trabalho de conclusão da graduação (TCC) passa a ser opcional, e as atividades de extensão serão incluídas na grade curricular, visando maior interação entre instituições de ensino e sociedade. Além disso, o estágio se tornará obrigatório.
Tudo isto consta na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que institui novas diretrizes para o curso de Ciências Contábeis, publicada no último dia 27 de março. Estas alterações passaram a vigorar desde o dia 2 de maio.
A construção das novas diretrizes foi promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com o apoio de demais Conselhos, Academias e Instituições de Ensino Superior.
A alteração na grade curricular atende os pedidos dos profissionais da classe contábil que solicitaram mudanças para atender o atual cenário do mercado.
Mudanças
Os pontos de alteração tiveram como foco as competências abordadas no curso, que passam a ser organizadas com ênfase no seu desenvolvimento, em suas habilidades e atitudes, sempre com vistas à concepção de desenvolvimento sustentável.
Além do TCC opcional, as atividades de extensão foram incluídas na grade curricular, visando maior interação entre instituições de ensino e sociedade.
Outra novidade diz respeito ao estágio supervisionado, que passa a ser obrigatório. A nova proposta visa que os alunos sejam capazes de utilizar o pensamento científico, participar do processo decisório das diversas organizações, podendo atender às necessidades de informações de todas as partes interessadas, desenvolver perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática e atuar com isenção, comprometimento e ceticismo profissional.
O objetivo é formar profissionais com capacidade de cooperação, criativos, críticos, éticos e reflexivos, com formação técnica robusta
Outras qualidades importantes são a capacidade de integrar os saberes de Administração, da Economia, do Direito e de outros conhecimentos ligados ao setor das Ciências Contábeis, além de utilizar os saberes de estatística, métodos quantitativos e matemática financeira como ferramentas de apoio na tomada de decisões.
O que NÃO mudou
Todavia, as mudanças não impactam o Exame de Suficiência. Este continua sendo obrigatório para a obtenção do registro profissional após a conclusão do curso.
FONTE: