Identificar e denunciar atitudes racistas
Cartilha ensina como identificar e denunciar atitudes racistas
A cartilha explica de forma didática, como o Ministério Público atua quando tem notícia sobre comportamentos racistas e nos casos de crimes de racismo.
A cartilha “O Ministério Público no enfrentamento ao racismo”, foi lançada pela instituição no Rio de Janeiro, com informações claras e acessíveis, destacando a importância do respeito e da igualdade entre as pessoas. O material traz logo no início a máxima da Filósofa norte-americana, Ângela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.
A cartilha explica de forma didática, como o Ministério Público atua quando tem notícia sobre comportamentos racistas e nos casos de crimes de racismo. Também informa sobre as leis de combate ao racismo e os conceitos importantes ligados ao tema. O leitor também aprende a identificar um ato racista, como denunciá-lo e combatê-lo. De acordo com a Procuradora de Justiça Patrícia Carvão, o material pode ser aplicado até mesmo nas escolas.
A cartilha também apresenta informações sobre algumas personalidades negras importantes da história do Brasil, pessoas que lutaram e ainda lutam pela igualdade racial. Nas últimas páginas, o leitor encontra dicas de filmes e livros que tratam da questão. A cartilha pode ser encontrada de forma gratuita no site do Ministério Público do Rio de Janeiro.
FONTE: