Iniciar as aulas pela Educação Infantil?
Entenda por que o Estado quer iniciar as aulas pela Educação Infantil
Por Leticia Wacholz 03/09/2020
Educação Infantil, segundo o Governo do Estado, será a primeira a retomar as atividades
(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
As aulas presenciais estão paralisadas desde março no Rio Grande do Sul. Nesta semana, o Governo do Estado divulgou um calendário que permite a retomada pela Educação Infantil a partir da terça-feira, 8 de setembro. Em Venâncio Aires, instituições de Educação Infantil da rede privada e turnos opostos já haviam retomado as atividades, mas acabaram por acatar uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Sul emitida na terça-feira, 1º de setembro.
Conforme o Estado, a Educação Infantil, será a primeira a retomar as atividades, na próxima terça-feira. Em transmissão ao vivo, pela internet, o governador Eduardo Leite justificou que pela natureza do ensino nesta etapa da vida da criança, não é possível adotar o ensino remoto. “Isso fez com que muitos pais e responsáveis tenham deixado de pagar as escolas privadas, que correm o risco de fechar. Caso isso ocorra, essas crianças terão de ser absorvidas pela rede estadual, que não terá capacidade de se adequar à demanda.”
Além disso, destacou Leite, a primeira infância é a mais importante etapa de aprendizagem do ser humano, principalmente os primeiros mil dias. “É uma etapa de vida que não permite a adoção do ensino remoto e que, portanto, decidimos priorizar. Ao mesmo tempo que termos suspendido as aulas protegeu as crianças e as famílias em relação ao coronavírus, de outro lado também causa outros problemas de saúde, no desenvolvimento psíquico, motor, da capacidade socioemocional e cognitiva dessas crianças, e isso nos preocupa muito”, enfatizou o governador Eduardo Leite, em pronunciamento na terça-feira.