Inscrições para o Prouni
Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira; saiba como fazer
Inscrições podem ser feitas até sexta com as duas últimas notas do Enem
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2022 são abertas nesta terça-feira (22) e podem ser feitas até sexta (25). Nesta edição, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e de 2021 poderão ser utilizadas pelos estudantes para participar do processo seletivo. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o sistema irá considerar automaticamente a pontuação mais alta obtida.
Para efetuar o cadastro no Prouni, o acesso deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior , mesmo site utilizado para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Reprodução Prouni
De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, a primeira chamada será divulgada no dia 2 de março. O estudante aprovado deve comprovar suas informações no período do dia 3 ao 14 do próximo mês.
Até 2021, o Prouni permitia o cadastro da nota do último Enem. Neste ano, a grande novidade é a possibilidade de usar as duas pontuações - 2021 e 2020. A mudança foi oficializada na última sexta-feira (18) por meio de decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Com a medida, estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) podem fazer suas inscrições para o Prouni. Já para aqueles que fizeram as duas edições do exame, o sistema de inscrição irá considerar, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta", explicou o MEC.
Sobre o Prouni
Criado em 2004, o programa disponibiliza bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. Para concorrer, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (o equivalente a R$ 1.818 em 2022) em caso de bolsa integral, e de até três mínimos (o equivalente a R$ 3.636 em 2022), em parcial.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC, é preciso ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial para ter prioridade na pré-seleção do programa.
Prouni abre inscrições com a oferta recorde de 273.001 bolsas para ingresso no ensino superior
As inscrições começarão à meia-noite desta terça-feira e vão até o dia 25 de fevereiro
Publicado em 22/02/2022
Estarão abertas, a partir da meia-noite desta terça-feira, 22, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes à primeira edição de 2022. Os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior terão até as 23h59 do dia 25 de fevereiro, seguindo o horário oficial de Brasília, para concorrer às bolsas disponíveis no Prouni. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 2 de março, e o da segunda chamada, em 21 de março.
Nesta edição, será ofertado o número recorde de 273.001 bolsas, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais, distribuídas em 1.085 instituições de educação superior de todo o Brasil. As bolsas ofertadas estão disponíveis para consulta na página do Prouni, que pode ser acessada pelo Portal Acesso Único. No portal, os candidatos também poderão realizar a pesquisa por curso, instituição ou município.
Poderão participar do processo seletivo os estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior. A única exceção a essa regra se aplica para quem é ou pretende ser professor, que, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021, mesmo já tendo diploma, passa a poder pleitear bolsa em cursos destinados à formação do magistério da educação básica, que são os de licenciatura, normal superior e pedagogia.
Para concorrer a uma bolsa é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2021 e/ou 2020, tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação.
A utilização das notas do Enem 2020/2021 foi autorizada, por meio de um decreto assinado nesta sexta-feira (18), pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Com essa Medida, os estudantes que participaram de uma ou das duas últimas edições do Enem poderão realizar suas inscrições no Prouni. Para quem participou de ambas as edições, o sistema de inscrição considerará, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta.
No momento da inscrição, o candidato poderá optar por até duas instituições, cursos e turno, entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Os outros requisitos para concorrer a uma das bolsas são: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Neste último caso, não será necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Prouni
O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC