Insustentável imparcialidade dos Algoritmos

Insustentável imparcialidade dos Algoritmos

Erika Hilton, Nikolas Ferreira e a Insustentável imparcialidade dos Algoritmos

 


Alguém duvida que o algoritmo do Instagram beneficiou o Vídeo de Nikolas Ferreira, entregando pra muito mais gente de muito mais lugares que o Nikolas havia atingido antes? E pra fazer ter mais visualizações ainda, turbinou os números?

Com 300 milhões de visualizações que surpreenderam até o autor, num único vídeo e outros milhões de visualizações em vídeos anteriores, inclusive deep fakes como o vídeo do Haddad, Nikolas e a Direita impuseram uma derrota fragorosa ao governo e impuseram a sua narrativa sobre o tema do PIX. A narrativa era mentirosa? Sim. Mas aquela “lição” do Goebels, Ministro da Propaganda de Hitler, é mais atual que nunca: “Uma mentira repetida mil vezes, vira verdade”.

Terminada a batalha do PIX, eis que uma postagem da Deputada Erika Hilton explode, também de forma a surpreender  a autora e a esquerda, nas redes com a “resposta” as mentiras da Direita sobre o PIX.

E a Esquerda e o PT passam a festejar efusivamente  o alcance e o número de visualizações atingidos pelo vídeo da Erika Hilton, embora a batalha do PIX já houvesse terminado.

O mesmo algoritmo inflou os vídeos e deep fake da Direita teria sido então derrotado por este vídeo da Erika? Ou teria o mesmo algoritmo inflado também as entregas e portanto chegado a mais visualizações para este vídeo da Erika?

Ou não houve manipulação em nenhum dos casos e os Algoritmos das Bightechs estão programados para agirem de forma imparcial?

Mas alguém acredita que a Técnica é “imparcial”? Mesmo nestes tempos onde Zuckerberg em Comunicado, disse estar se aliando a Trump (e as outras bightechs que já estão com ele) para combater os Governos ditatoriais, em especial os da América Latina, que “cerceiam a liberdade de  expressão”?

Temos que travar o combate nas Redes Sociais, por que elas são a formação da Opinião na era da Revolução Tecnológica, como foram o Cinema e o Rádio e depois a Televisão durante a vigência da Revolução Industrial.

E pra isto precisamos compreender a batalha semiótica que se trava nelas e disputar. Mas sempre sabendo que estes algoritmos tem dono e estes donos tem Ideologia. A destes donos esta bem expressa em muitas falas de Zuckerberg e Musk: Construir um novo mundo, sem fronteiras, onde a liberdade dos indivíduos impere e os governos submissos ao Império.

Semiótica é o estudo dos signos e dos processos de significação. Em outras palavras, é a ciência que investiga como os seres humanos entendem e interpretam sinais, símbolos, e comunicações. Bertrand Russell uma vez brincou que semiótica é a “ciência de deixar ou ficar confuso por um propósito”.

Precisamos estar preparados para a Guerra Semiótica que se trava nas redes. E não estamos nem perto de estar.

Mas mais do que isto, o PT precisa propor a nação que ela tenha suas Próprias redes, com seus próprios algoritmos, que até privados podem ser, mas nacionais.

O Wechat, com 1,2 Bilhão de assinantes chineses e o Tiktok com 1,7 Bilhão de assinantes no mundo, por exemplo, são chinesas…e privadas. Mas o Tiktok já mostrou nos EUA quão importante é o papel de captação de dados que estes algoritmos fazem e mesmo temporariamente, foi banido e esta obrigado a negociar com Trump, o que com certeza fará.

Por que senão, podemos até nos preparar para a guerra semiótica que é permanentemente disputada nas Redes, mas o destino e as riquezas maiores das nações ficarão mesmo na mão dos donos dos algoritmos. 

FONTE:

https://luizmuller.com/2025/01/20/erika-hilton-nikolas-ferreira-e-a-insustentavel-imparcialidade-dos-algoritmos/?fbclid=IwY2xjawH7xjtleHRuA2FlbQIxMQABHZ5m-MynLVwqPtoCpz5AEhm8vSTw-GDIPMEg66If_ZAHowAy1_HQmnUwWQ_aem_vGvvQ8qCa11mxyo7ys2wUg 




ONLINE
14