IPE, urgência na melhoria dos atendimentos

IPE Saúde: em reunião com o presidente do Instituto, CPERS cobra urgência na melhoria dos atendimentos
Na manhã desta quarta-feira (14), representantes do CPERS reuniram-se com o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, na sede do Instituto, em Porto Alegre, para exigir melhorias no atendimento e ampliação da rede de atendimento no interior.
Na ocasião, a presidente do CPERS, Rosane Zan, destacou que professoras(es) e funcionárias(es) de escola, da ativa e aposentadas(os), enfrentam, diariamente, inúmeras dificuldades no acesso a consultas, exames e procedimentos médicos, além da constante redução da rede credenciada. “Nós estamos aqui representando a nossa categoria e os 42 núcleos do CPERS. No último período, o IPE Saúde nos taxou, aumentou os valores dos assegurados e dependentes, era para termos um retorno melhor dos serviços e está acontecendo o contrário disso. A categoria vem nos cobrando um melhor atendimento e ampliação da rede credenciada. O interior continua com a questão de déficit nos atendimentos. Se nós pagamos mais pelo IPE Saúde, também temos que ter um retorno na qualidade”, cobrou a dirigente.
A educadora também ressaltou que, na próxima sexta-feira (16), o CPERS, juntamente com a Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), realizará um grande ato em frente à sede da Instituição para cobrar melhorias urgentes no atendimento e o credenciamento de médicos no IPE Saúde. “Vamos fazer um ato de defesa do IPE Saúde público e de qualidade para todos os servidores e servidoras”, afirmou Rosane.
A representante do CPERS no Conselho de Administração do IPE Saúde, Glaci Weber, destacou que as ações para as melhorias no atendimento e credenciamento de médicos é urgente para a categoria. “Precisamos de soluções, pois sabemos que o IPE Saúde não está mais deficitário. Então, é importante que agora a gente comece a ver as soluções e ações para o interior e também para a capital”, reforçou Glaci.
Durante a reunião, foi apresentado para os membros do Sindicato um projeto, onde a equipe técnica do Instituto está atuando para a reestruturação do credenciamento. O edital para as novas regras será aberto no final de junho. “Notamos que os problemas apontados pelo CPERS são sempre os mesmos, cobrança indevidas, ausência de especialidades e falta de atendimento. Através deste plano, procuramos melhorar todas essas questões”, ressaltou Oppermann, presidente do IPE Saúde.
Também participaram da reunião a coordenadora do Departamento de Saúde da(o) Trabalhadora(or) do CPERS, Vera Lessês, o diretor do Sindicato, Leandro Parise, o advogado da assessoria jurídica da entidade, Marcelo Fagundes, a assessora de planejamento do IPE Saúde, Gabriela Flores, o assessor de governança do Instituto, André Bencke, e a assessora de diretoria de provimento à saúde, Ilse Tondo.
O CPERS reitera que saúde é um direito fundamental. Não aceitaremos que a nossa categoria continue sendo negligenciada. O Sindicato seguirá mobilizado, cobrando ampliação da rede credenciada em todas as regiões do estado e melhor atendimento para todas(os) as(os) educadoras(es).
>> Confira mais fotos:
FONTE: