Jornada Pedagógica 2023

Jornada Pedagógica 2023

Secretaria da Educação promove segunda edição da Jornada Pedagógica 2023 de 19 a 21 de julho

Com transmissões pela TV Seduc RS a jornada busca orientar as escolas no planejamento do próximo semestre letivo

Publicação: 

POR DIEGO DA COSTA

 

Para orientar as equipes diretivas e o corpo docente das escolas da Rede Estadual sobre as atividades do segundo semestre letivo, a Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 19 e 21 de julho, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2023. As transmissões serão a partir das 8h30 pelo canal do YouTube TV Seduc RS. Para que as comunidades escolares possam esclarecer dúvidas e acompanhar o mesmo conteúdo, a exibição ocorrerá ao vivo em três turnos (manhã, tarde e noite), conforme o horário de funcionamento das escolas estaduais. De forma paralela, serão disponibilizadas outras atividades no site Portal Educação

Entre os objetivos das atividades estão: a acolhida dos professores, o planejamento das aulas, a discussão sobre a importância da análise dos dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) e da Avaliação Diagnóstica, bem como os Estudos de Recuperação Contínua para a construção de planejamentos de aprendizagem. Também serão debatidos o uso pedagógico das avaliações e o calendário letivo das atividades formativas para o restante do ano. 

Na quarta-feira (19/7), serão realizadas ações de alinhamento pedagógico.  Entre os participantes estão a diretora do Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Sherol dos Santos, o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Rodrigues, e as assessoras Rossana Aguiar e Kátia Rocha.

A quinta-feira (20/7) será destinada a atividades internas. Com base nos conteúdos do dia anterior, as escolas estaduais irão elaborar o planejamento das atividades e cronograma para o segundo semestre. O plano de ação conterá as datas e os professores envolvidos em cada uma delas. Para auxiliar as escolas nesse processo, haverá transmissões ao longo do dia pela TV Seduc, além de um momento de acolhida na parte da manhã.

Por fim, na sexta-feira (21/7), serão incluídos no planejamento outros elementos, como as metodologias ativas, as avaliações formativas e externas, a busca ativa, os materiais complementares a serem utilizados e as orientações gerais. 

Para Rodrigues, as lives levarão esclarecimentos para a comunidade escolar e indicarão as prioridades para a consolidação das aprendizagens no restante do ano. “Queremos que as equipes escolares e os docentes estejam envolvidos nesse momento de recesso, que também é uma oportunidade de reflexão e planejamento. Os técnicos da Seduc estarão disponíveis on-line para responder às dúvidas e auxiliar as escolas sobre as datas importantes que serão contempladas na reta final do ano letivo”, detalhou.

Educação Profissional

Na sexta-feira, 21 de julho, a Superintendência de Educação Profissional (Suepro) passará orientações para as escolas estaduais técnicas e profissionais.  A transmissão também ocorre nos turnos da manha, tarde e noite pelo canal do YouTube TV Seduc RS. 

Cronograma

  • Dia 19
    A partir das 8h30: Acolhida, apresentação das principais datas, planejamento e uso pedagógico das avaliações

  • Dia 20
    A partir das 8h30: Preparação das escolas, planejamento das datas e organização interna com disponibilização de materiais 

  • Dia 21
    A partir das 8h30: Conclusão do planejamento a partir do plano de ação e validação pelos gestores da Seduc

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS LINKS DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

Dia 19


19/07/2023 (Manhã) - https://www.youtube.com/watch?v=MzKkfBCOaNY

19/07/2023 (Tarde) - https://www.youtube.com/watch?v=OeBhAsjV5gE

19/07/2023 (Noite) https://www.youtube.com/watch?v=N-qAgmH9_oI

 

Dia 21


21/07/2023 (Manhã) - https://www.youtube.com/watch?v=gd5dGyLSgME

21/07/2023 (Tarde) - https://www.youtube.com/watch?v=EPjWZxUVR_I

21/07/2023 (Noite) - https://www.youtube.com/watch?v=mN6NyZDR2fw

 

FONTE:

https://educacao.rs.gov.br/secretaria-da-educacao-promove-segunda-edicao-da-jornada-pedagogica-2023-de-19-a-21-de-julho?fbclid=IwAR3B2zPBanf5GdJ6vRrW18GdVEDi-9Z23F4qlMai10n8lTldMSLzabmf15c 

 

 

 

Pode ser uma imagem de texto

 

 

🚨 ATENÇÃO, CATEGORIA: ESCLARECIMENTO 🚨

Devido à divulgação de orientações tardias e difusas, na tarde desta terça-feira (18), o CPERS publicou uma informação que gerou dubiedade quanto à Jornada Pedagógica promovida pela Seduc.

Na manhã desta quarta (19), após contato com o departamento de Desenvolvimento da Educação da Secretaria, informamos que a orientação oficial é a de que o professor(a) necessita estar disponível em momentos específicos para realizar a Jornada: uma parte online, com transmissão ao vivo nas redes da Seduc, e uma parte presencial, organizada por cada escola de acordo com seu projeto político-pedagógico.

Caso o educador(a) atue em mais de uma instituição de ensino ou em mais de um turno, é necessário acompanhar a Jornada em mais de um momento.

 -------------------------------

 

 

Secretaria da Educação dá início à Jornada Pedagógica do Ensino Médio em Tempo Integral

Programação segue até sexta-feira (21) com participação da equipe formativa do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Encontro de Porto Alegre ocorreu no Centro Cultural da UFRGS nesta quarta-feira (19) 

Publicação: 

POR DIEGO DA COSTA

 

Dando continuidade às atividades da segunda edição da Jornada Pedagógica de 2023, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira (19/7), a abertura do encontro de formação dos gestores escolares para implantação da matriz curricular do Ensino Médio em Tempo Integral nas escolas estaduais. Os eventos ocorreram de forma simultânea em nove cidades polo: Porto Alegre, Montenegro, Sapiranga, Canela, Tapera, São Borja, Bagé, Pelotas e Santa Maria.  

Os encontros reuniram também coordenadores pedagógicos das Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), professores e alunos. A programação segue nos dias 20 e 21 de julho, nas mesmas localidades, com a colaboração da equipe formativa do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

Dentre os principais assuntos, foram debatidos o processo de transição do modelo pedagógico do Ensino Médio em Tempo Integral nas 18 escolas que já funcionam segundo as diretrizes do governo federal; as bases e os fundamentos da matriz curricular; os instrumentos de gestão; o protagonismo dos jovens na decisão de sua trajetória profissional; as metodologias ativas; e a qualificação dos espaços da escola a partir do processo de escuta dos representantes das comunidades escolares.

“Essas 18 escolas que já possuem o período integral há alguns anos sabem perfeitamente que não basta que os alunos passem mais tempo na escola. É necessário um modelo próprio que acrescente à educação dos estudantes, incentive seus talentos e desperte suas habilidades e seu desejo de aprender. Trata-se de um grande trabalho com todos os gestores da rede estadual”, destaca a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

O subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, afirma que é preciso unificar a linguagem e a oferta de ensino em todas as escolas da rede, como estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A partir do estudo das 18 escolas de tempo integral, estamos realizando um trabalho de escuta e formação para qualificação do modelo de gestão e do modelo pedagógico”, explica Jerônimo. “Fomos atrás das melhores experiências que existem no país, como é o caso de Pernambuco, para termos referências de uma formação mais ampla e conectada com as demandas da juventude.”

Para a diretora Karen Soares, da Escola Senador Salgado Filho, de Porto Alegre, a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral é um momento desafiador e estimulante. “A unificação da matriz curricular nos trará novas perspectivas para atender os estudantes, além de mais desafios. Mas é o desafio que no move para prepararmos e transformarmos os alunos”, afirma a gestora.

FONTE:

https://educacao.rs.gov.br/secretaria-da-educacao-da-inicio-a-jornada-pedagogica-do-ensino-medio-em-tempo-integral 

 




ONLINE
14