Leite dá posse a diretores

Leite dá posse a diretores

Leite dá posse a diretores da rede estadual e reforça confiança no trabalho de Raquel Teixeira

Governador reconheceu dificuldades mas pediu motivação aos gestores

Henrique Ternus

Mauricio Tonetto / Divulgação
Juntos, Leite e Raquel subiram no palco do Araújo Vianna para destacar os desafios
e conquistas da educação gaúcha.  
Mauricio Tonetto / Divulgação

 

 

O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.

No lotado Auditório Araújo Vianna, o governador Eduardo Leite e a secretária da Educação, Raquel Teixeira, deram posse aos 2.320 novos diretores da rede estadual de ensino, eleitos pela comunidade escolar no final de 2024. Vindos de todas as regiões do Estado, os novos líderes escolares receberam uma manifestação de confiança do governo estadual para alavancar o nível da educação no RS.

— Ninguém larga a mão de ninguém daqui pra frente — bradou Leite.

Ovacionados quando subiram juntos ao palco, Leite e Raquel reforçaram o compromisso do governo em melhorar a educação — bandeira defendida pelo governador desde que foi reeleito, em 2022. Leite pediu motivação e vontade aos diretores, ao mesmo tempo que reconheceu as dificuldades de infraestrutura e destacou o programa Agiliza Educação, que entregou recursos diretamente às escolas — e que foi muito aplaudido.

— Neste momento, temos que ter a compreensão que nós temos uma missão comum, que é melhorar a qualidade da educação. O salário está em dia e a gente tem garantido a cada ano reposições, e conseguido avançar nas questões regulatórias, inclusive dos diretores. Não é tudo, não está tudo resolvido, mas a gente tem avançado, tem passos sendo dados. A gente sabe que as escolas precisam melhorar infraestrutura — disse o governador.

Criticada pelos aliados mas bancada por Leite no governo, Raquel discursou em sintonia com Leite, pedindo disposição dos diretores e professores, a quem manifestou sua confiança para que entreguem os resultados almejados pela Seduc. Dentre os programas e investimentos feitos pela pasta ao longo dos últimos anos, a secretária chamou atenção para a ampliação das escolas de Ensino Médio em tempo integral, que passaram de 18 quando assumiu a Educação para 300.

— A escola hoje não é autoritária em que o professor dá uma aula expositiva e o aluno, entendendo ou não entendendo, fica calado e absorve. A escola hoje é desafiadora no sentido de que nós temos que conquistar o aluno para ajudá-lo a aprender. O professor é um mediador do processo de aprendizagem, o que requer habilidades e competências que nenhuma faculdade ensinou. É um jeito novo de fazer educação, é um jeito novo de fazer gestão.

Esta foi a primeira vez que a seleção dos gestores escolares da rede estadual envolveu etapas de avaliação, com cursos preparatórios e prova de conhecimentos específicos para que pudessem confirmar a candidatura. Desde a quarta-feira (15), os diretores participam de cursos de formação complementares, que seguem até esta sexta (17).

Convicção nos resultados

Na saída apressada após a posse, a caminho de Bento Gonçalves para a abertura da temporada de colheita da uva, Leite disse em coletiva de imprensa estar "muito satisfeito" com os avanços da educação nos últimos anos no Estado. Além disso, o governador enfatizou que tem plena confiança em Raquel Teixeira à frente da educação:

— Estou muito convicto de que os resultados aparecerão. Nós estamos fazendo boa semeadura, então não estou trabalhando com qualquer perspectiva de alterações na Secretaria da Educação. Naturalmente, estou a todo momento avaliando os secretários, acompanhando resultados. Definições podem acontecer em qualquer área, em qualquer momento, em alterações de contexto, mas não é o caso na educação.

 

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2025/01/leite-da-posse-a-diretores-da-rede-estadual-e-reforca
-confianca-no-trabalho-de-raquel-teixeira-cm5ztdmut00iz01gd5dqdi7qf.html
 

 

 

------------------------------------------------------------------------------

 

A POSSE DAS DIREÇÕES DAS ESCOLAS ESTADUAIS

 

➕ Correio do Povo, notícia na página de Ensino. Destaca a entrega da Carta do 39° Núcleo do CPERS, sem dizer que há críticas ao Governo Leite e à Secretária de Educação. MAS, O FATO EXISTIU.

‼️ Já Zero Hora, na coluna de opinião, Rosane de Oliveira, faz campanha para Leite e Raquel Teixeira, redimindo, assim, a RBS porque a secretária teve dificuldades em defender a Portaria da Progressão Parcial na Rádio Gaúcha e no Jornal do Almoço, diante dos questionamentos dos apresentadores e representantes dos segmentos da comunidade.

❗Leite e Raquel foram demais aplaudidos pela forma como têm tratado escolas, direções e, principalmente, os profissionais da educação. Tudo foi planejado, desde a fala do Leandro Karnal "amortecedor da política, fazendo afagos".

‼️Mas, como diz o ditado "o diabo mora nos detalhes". *Se o governador PRECISA PEDIR MOTIVAÇÃO E VONTADE, É PORQUE NÃO EXISTEM AO NATURAL*. Vocês não acham?

👁️ Nós conhecemos a realidade das NOSSAS ESCOLAS. Aqui em POA, apesar do aumento do GD das Direções e de cumprirem as determinações da SEDUC (ao modo de cada escola), *HÁ MUITO DESCONTENTAMENTO E RECLAMAÇÃO*. Faltou coragem para manifestar perante os Chefes Maiores, como já aconteceu em bons tempos de Luta desta Categoria que segura a Escola Pública nos ombros, cotidianamente.

🫵🏽 *Precisamos dizer, gostem ou não: a política deles é privatista. Muito dinheiro para o privado: institutos, empresas.* Enquanto, nossos salários são os piores do país, as exigências aumentam ano a ano. Neste ano, é a Portaria da Progressão Parcial, pra começar. E não nos entendam mal, não defendemos a reprovação como solução, de modo algum. Defendemos condições para haver ensino e aprendizagem de qualidade.

👀 Nós estamos alertando. Vamos ver o dia-a-dia.

🔔 Leia a CARTA, 

 

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto

 

Pode ser um gráfico de texto que diz

 

 

 

 

FONTE:

https://www.facebook.com/neivaines.lazzarotto.5 




ONLINE
14