Lidar com emoções no Enem e vestibular
Enem e vestibular: como lidar com as emoções dos estudantes nesta fase?
Especialistas destacam que os professores devem acolher e oferecer uma escuta ativa aos jovens, seja antes ou depois de realizar a prova.
por Ruam Oliveira 30 de novembro de 2022
Sair do ensino médio significa que uma etapa da vida está concluída e algo novo se avizinha. Para os estudantes que desejam ingressar na faculdade, o último ano dessa etapa de ensino é regado de muitas emoções, entre elas o medo e a ansiedade em relação ao futuro e à aprovação no vestibular.
“O que eu vou fazer?” ou “Será que eu vou conseguir?” entram na lista das principais perguntas feitas por jovens nesse período. O vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são as portas de entrada na universidade e, em ambos os casos, exigem que os alunos tenham conhecimentos variados sobre muito do que viram ao longo dos anos na educação básica.
Como as avaliações geralmente afetam o emocional e o psicológico de muitos estudantes, a escola também se torna um espaço de discussão sobre as emoções, o futuro e a incerteza de passar ou não no vestibular.
É importante que o professor se coloque em um lugar de escuta
Anelise Martins, professora de história e supervisora pedagógica no LIV
“Muitas vezes o aluno tem esse espaço da sala de aula como um local para compartilhar as angústias. É importante que o professor se coloque em um lugar de escuta. Mais até do que tentar entregar soluções para os alunos sobre o que devem fazer, é se colocar nesse espaço de escutar ativamente o que estão trazendo”, diz Anelise Martins, professora de história e supervisora pedagógica no LIV (Laboratório Inteligência de Vida).
A sugestão dada pela especialista é a de escutar para entender o contexto dos estudantes. Levando em consideração que cada aluno tem objetivos distintos sobre o futuro, ela avalia que é importante construir junto aos jovens esse espaço seguro de troca.
E qual o papel do docente?
O professor Thiago Ribeiro, que dá aulas de geografia no CIEP 198 PROFESSORA ROZA FERREIRA DE MATTOS e no cursinho pré-vestibular comunitário +nós, no Parque Pauliceia, ambos no Rio de Janeiro, tem como principal estratégia tranquilizar os estudantes, destacando que trata-se apenas de uma prova. “Eu sempre abordo que é uma prova, e nem sempre ela é justa, porque vai depender de como você vai estar naquele dia”, conta.
Ou seja, o docente destaca que há uma parcela significativa dessa equação que não está relacionada ao que o estudante sabe ou não, mas sim a como ele se sente. Ele também diz reforçar aos alunos sobre esse ponto para que não desanimem caso não passem de primeira no vestibular.
https://porvir.org/enem-e-vestibular-como-lidar-com-as-emocoes-dos-estudantes-nesta-fase/