Manter cotas sociais e raciais

Manter cotas sociais e raciais

Lula é o único que fala em manter cotas sociais e raciais na educação

30/09/2022

Programa de governo reafirma também o compromisso de valorizar e reconhecer os profissionais do magistério, algo que o ex-presidente já começou a fazer quando, por exemplo, aprovou a Lei do Piso Nacional dos professores.

De todas as propostas dos candidatos a presidente, a de Lula é "a única que fala explicitamente sobre a continuidade das políticas de cotas sociais e raciais na educação superior, bem como ampliação para outras políticas". Durante mandatos de Lula e Dilma, "as universidades públicas e institutos federais foram levados para todo o interior do país. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil."

"Os institutos federais também tiveram uma grande expansão durante os governos do PT: foram implantados mais de 360 unidades por todo o Brasil."

Lula no Instituto Federal de Ensino do Espírito Santo, em Cariacica. Foto: Ricardo Stuckert.
Lula no Instituto Federal de Ensino do Espírito Santo, em Cariacica. Foto: Ricardo Stuckert.

 

Colorido

Para o professor Renato Janine Ribeiro, "é muito relevante tratar das cotas, porque foi uma política transformadora: coloriu nossa elite, trouxe os pobres para as universidades". Janine Ribeiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi ministro da educação por cinco meses durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Piso dos professores

Em relação ao pessoal do magistério, programa de Lula reafirma o compromisso de valorizar e reconhecer os profissionais do setor, algo que o ex-presidente já começou a fazer quando, por exemplo, aprovou a Lei do Piso Nacional da categoria em 2008. Piso Nacional possibilitou ganhos reais de salário aos educadores bem acima da inflação.

Evolução do piso dos professores e o que fazer para buscar até 48,27% de percentuais não pagos!

 
Com informações de: Site Jota e site Lula Presidente.

https://www.deverdeclasse.org/l/propostas-de-lula-para-a-educacao/ 


------------------- 

Em Carta Aberta, professora diz que Lula deve valorizar o magistério público

28/09/2022

Lula deve novamente governar. Só ele tem condições de nos tirar da encalacrada em que esse atual desgoverno nos meteu", diz a docente.

Em Carta Aberta enviada para publicação no Dever de Classe, a professora catarinense Ana Célia B Matos declara voto em Lula e diz que o petista deve valorizar o magistério público, sobretudo o piso nacional da categoria. "É preciso manter os reajustes anuais de salário pelo custo aluno e ampliar ainda mais os recursos do Fundeb, para que estados e municípios possam honrar as correções todo mês de janeiro", destaca.

A docente diz também que vai chegar cedo, apertar 13 e ainda que: "Lula deve novamente governar. Só ele tem condições de nos tirar da encalacrada em que esse atual desgoverno nos meteuE deve ganhar logo no primeiro turno." Leia íntegra, ao final da matéria.

Piso Nacional do Magistério foi criado no governo Lula, em 2008. Foto: Ricardo Stuckert.

 

Piso Nacional do Magistério foi criado no governo Lula, em 2008. Foto: Ricardo Stuckert.

A carta da professora

Domingo próximo — dia 2 — vamos mais uma vez às urnas escolher presidente da república e outros candidatos. De minha parte, vou chegar cedo, apertar 13 e votar em Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, para que ele governe novamente o nosso Brasil.

Quase quatro anos com o inominável genocida, o que significou muito atraso, mortes, violência, volta da fome e um clima de terror nas ruas de nossa Nação. Ninguém merece. Por isso, Lula deve novamente governar. Só ele tem condições de nos tirar da encalacrada em que esse atual desgoverno nos meteu. E deve ganhar logo no primeiro turno.

Do ponto de vista específico da educação pública, espero e creio que Lula fará muito por ela, em particular pela valorização dos salários e carreiras dos profissionais do magistério e de todos os demais trabalhadores da educação. É preciso manter os reajustes anuais do piso nacional pelo custo aluno e ampliar ainda mais os recursos do Fundeb, para que estados e municípios possam honrar as correções todo mês de janeiro.

Avante, Lula! Até à vitória.

Floripa, 28/09/2022

 

https://www.deverdeclasse.org/l/lula-e-o-salario-do-magisterio/ 

 




ONLINE
153