Mapear práxis freireanas

Mapear práxis freireanas

CÁTEDRA PAULO FREIRE BUSCA MAPEAR PRÁXIS FREIREANAS

JORNALISTA: SINDICATO 11 DE SETEMBRO DE 2023

Fonte: SINPRO-DF

 

No próximo dia 28 de setembro, mês do aniversário de nascimento de Paulo Freire, ocorre no Campus Planaltina da UnB o encontro anual da Cátedra “Vivenciar Paulo Freire e demais práxis emancipatórias”. A ideia da coordenação do evento é, antes mesmo do encontro, promover um pré-mapeamento de estudos de casos de aplicações da práxis freireana.

A Cátedra Paulo Freire é um espaço acadêmico para trocas de experiências aberta aos demais movimentos sociais (sindicatos, organizações sociais etc.)

Como parte da programação do evento, haverá um espaço aberto para troca de relatos de experiências educativas ou projetos de inspiração freireana. A ideia é que as pessoas possam compartilhar seu trabalho e também conhecer outras inspirações.

A professora Rosy Vasconcelos, coordenadora da Cátedra, pede que as pessoas que tenham experiências freireanas a compartilhar preencham o formulário, mesmo que não possam participar do evento. “Temos certeza de que há relatos incríveis na rede distrital de educação”, aposta.

Clique aqui e responda o formulário

 

Rede da prática freireana

Rosy explica que o formulário é a primeira etapa de um projeto de pesquisa permanente. “No credenciamento para o encontro, pedimos respostas a algumas perguntas extras, para que possamos fazer um levantamento de práticas freireanas já existentes em vários segmentos da sociedade. A etapa seguinte vai buscar mais detalhes dessas experiências, para que tenhamos futuramente elementos para constituirmos uma rede de trabalho em Paulo Freire”, conta.

Esse registro possibilitará a construção de uma rede em torno do pensamento e prática freireana no Distrito Federal. O formulário a seguir também registra sua iniciativa, de seu coletivo ou escola como parte de diagnóstico feito pela Cátedra para posterior divulgação.

“Reunimos vários segmentos dos movimentos sociais, populares, professores, a comunidade da UnB, a comunidade externa, profissionais interessados na temática freireana, pesquisadores, artistas. O grupo é muito grande e diversificado, e são abordados temas nas áreas de educação, cultura, arte, dentre outras. “É o momento de congraçamento desses educadores e militantes em Paulo Freire”, explica Rosy.

As respostas devem ser enviadas até o dia 18 de setembro.

Clique aqui e responda o formulário

 

O e-mail para contato é pfreirecatedrafup@gmail.com .

MATÉRIA EM LIBRAS

 

 

 

FONTE:

https://www.sinprodf.org.br/catedra-paulo-freire/?fbclid=IwAR0xHt9xnSrgKD9DVUUN-AaFOBTQJisrk4lzzVxiv3E1kdSkubxNNIXl9N0 

 




ONLINE
10