Material pedagógico produzido por indígenas
Escolas de Viamão contarão com material pedagógico produzido por indígenas Mbyá-Guarani
Materiais foram distribuídos às 61 instituições de ensino do Município, como compensação ambiental pela duplicação da BR 116
Os estudantes da rede municipal de Viamão, a partir do dia 8 de março – data programada para o início do ano letivo, em sistema híbrido – contarão com kits de artesanato produzidos pela comunidade indígena Mbyá-Guarani. As esculturas em madeira de animais silvestres, colares, maracá, cestas e material didático, devidamente acondicionados em uma sacola ecológica, foram distribuídas às 61 instituições de ensino do Município.
A Prefeitura de Viamão explica que, com a duplicação da BR 116 – estrada que concentrava a venda dos artesanatos feitos por integrantes da aldeia Mbyá-Guarani – os pontos de comercialização foram suprimidos. Como compensação ambiental, as empresas executoras das obras adquiriram os kits de artesanato e doaram para o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, que, por sua vez, distribuiu os kits aos municípios da Região Metropolitana como complementação de material didático e pedagógico.
A Secretária Municipal de Educação, Márcia Culau, diz que o retorno das aulas vai ocorrer sob o cumprimento de rígido protocolo sanitário. Segundo ela, a rede tem para 2021 aproximadamente 27 mil alunos.