MEC aborda as prioridades da educação

MEC aborda as prioridades da educação

Ministério da Educação aborda as prioridades da educação brasileira em evento com a OCDE

A reabertura segura das escolas, a necessidade da transformação digital do sistema de educação nacional e o foco na alfabetização são temas abordados no evento

Publicado em 08/07/2021 

MEC EM AÇÃO
Avanços e Desafios na Educação Brasileira MEC/OCDE (Videoconferência). Fotos: Luis Fortes/MEC

 

Na sexta-feira (25), o Ministério da Educação (MEC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se reuniram para dialogar a respeito dos resultados dos estudos sobre o sistema educacional do brasileiro realizados pela equipe técnica da OCDE. No evento, estavam presentes: o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o embaixador junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris, Carlos Cozendey; e o diretor do Comitê de Políticas Educacionais e Competências e conselheiro especial para a Área Educacional do secretário-geral da OCDE, Andreas Schleicher.

Segundo o secretário-executivo do MEC, a principal prioridade do Brasil deve ser a reabertura segura das escolas. Para alcançar essa meta, ele esclarece que “temos um projeto de lei em andamento no Senado Federal, aprovada na Câmara dos Deputados, para tornar a educação uma atividade essencial”. Além disso, o MEC pretende atuar com três eixos: avaliações; infraestrutura; e recursos educacionais digitais. Este último, por meio de uma plataforma, em parceria com a Microsoft e com o Google, que permitirá o ensino híbrido e a oferta de conteúdos.

Entre as outras prioridades, Godoy destaca a transformação digital da educação brasileira, “com a implementação de uma governança de dados e a oferta de serviços educacionais modernos, digitais, integrados”, além da consolidação da nova Política Nacional de Alfabetização (PNA). O objetivo é melhorar os índices brasileiros a partir da alfabetização de qualidade.

Em relação aos desafios enfrentados pelo MEC, Godoy cita a pandemia da Covid-19 e o grande número de escolas no Brasil. Nesse viés, em resposta à crise sanitária, o MEC lançou painéis de monitoramento da pandemia, juntamente com a aplicação de questionários para os diretores e secretários de educação municipais e estaduais. “Com essa ferramenta, os gestores locais podem adotar as decisões da reabertura das escolas com mais segurança”, explica ele.

O aplicativo Clique Escola e o programa de alfabetização denominado Tempo de Aprender também são apresentados pelo Secretário como ações para sanar os problemas decorrentes da Covid-19. O aplicativo, por exemplo, possibilita uma comunicação direta entre o MEC e as escolas, função que auxilia a elaboração de políticas educacionais, e o Tempo de Aprender oferece materiais e cursos on-line.

A reunião na íntegra pode ser acessada por meio do link: https://youtu.be/asrj_Ob5Rps

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-educacao-aborda-as-prioridades-da-educacao-brasileira-em-evento-com-a-ocde 




ONLINE
16