Menos alunos matriculados no Ensino Básico

Menos alunos matriculados no Ensino Básico

Por O Globo — Rio de Janeiro- 

Sede do Inep: pesquisa foi concluída, mas dados ainda passarão por revisão

Sede do Inep: pesquisa foi concluída, mas dados ainda passarão por revisão Cristiano Mariz / O Globo


Números preliminares do mais recente Censo Escolar da Educação Básica, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), já ajudam a traçar um panorama da evasão escolar no país e mostram, por exemplo, que o número de matrículas no Ensino Médio em 2022 foi 5,3% menor do que em 2021 – de 6,5 milhões para 6,2 milhões. No Ensino Básico, em geral, também é registrada queda relevante no número de alunos.

Os números finais da pesquisa serão divulgados em dezembro pelo Inep, com eventuais correções, que podem ser solicitadas pelos estados e municípios. Só então, será possível traçar uma comparação mais precisa entre os balanços de um ano e outro.

É possível observar também que, por mais que o número de matriculados tenha diminuído de forma geral, o número de alunos estudando em tempo integral aumentou em 10,5%, reflexo da implementação do novo ensino médio.

Levando em consideração todo o Ensino Básico – da creche ao ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos –, também houve uma diminuição, de 2%, em relação a 2021. Os dados preliminares apontam para 35.760.081 matriculados na rede pública em 2022, contra 36.518.086 no ano anterior – 758 mil alunos a menos.

Os dados sobre matrículas são importantes para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação.

 

https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2022/09/brasil-tem-758-mil-alunos-a-menos-matriculados-no-ensino-basico-em-2022-apontam-dados-preliminares-do-censo-escolar.ghtml 




ONLINE
11