Mestrado em Educação Profissional Tecnológica
IFRS abre inscrições para mestrado em Educação Profissional Tecnológica a educadores de escolas técnicas
Atenção, professores(as) e funcionários(as) das escolas técnicas, não percam a oportunidade de se qualificar em um curso de pós-graduação gratuito, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Estão abertas as inscrições, até o dia 4 de janeiro, para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), para as turmas 2024.
Além de oferecer um aprimoramento acadêmico de alta qualidade, conta com um programa de extensão voltado para as aspirações e áreas de interesse dos participantes.
A taxa de inscrição é de R$ 150, mas os candidatos(as) que preencherem os requisitos previstos no edital, dentre os quais está ser inscrito no CadÚnico, podem solicitar a gratuidade da taxa. A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para 25 de fevereiro de 2024, no campus Porto Alegre.
O edital, que dispõe de 654 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores(as) pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II. O programa é ofertado em rede com sede nacional no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
>> Acesse a página do edital para conferir todas as informações.
O primeiro ano do curso será realizado presencialmente, às sextas-feiras, oferecendo uma experiência enriquecedora e interativa aos participantes. Já no segundo ano, as atividades serão realizadas remotamente, proporcionando flexibilidade aos profissionais que buscam conciliar a busca pelo conhecimento com suas atividades cotidianas.
A abrangência do mestrado não se limita ao campus Porto Alegre. Ao contrário, é parte de uma rede envolvendo mais de 40 instituições associadas, ampliando as oportunidades de interação e colaboração entre os participantes de outras cidades gaúchas.
“A iniciativa visa promover o aprimoramento acadêmico dos educadores das escolas técnicas, assim como de todos os trabalhadores envolvidos no apoio e gestão dessas instituições. A categoria da oferta abrange desde professores até profissionais que desempenham funções administrativas nas escolas técnicas, consolidando-se como uma oportunidade única de enriquecimento profissional”, destacou Michelle Pizzato, coordenadora do curso.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, frisou que a iniciativa é uma oportunidade de aprimoramento das práticas profissionais dos educadores(as) e promove a inovação no ambiente educacional.
“Os profissionais das escolas técnicas têm a chance de investir em seu desenvolvimento acadêmico e profissional, abraçando um futuro mais qualificado e capacitado para enfrentar os desafios de hoje”, asseverou.
“Fazer parte dessa rede nacional é fundamental para alinhar as bases teóricas e práticas da nossa educação escolar com a academia. Para nós, que desempenhamos papéis fundamentais na educação do Rio Grande do Sul, essa oportunidade é de suma importância”, explicou o diretor do CPERS, Leonardo Preto.
O ProfEPT
O curso tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).