Militarização de Escolas será denunciada

Militarização de Escolas será denunciada

Militarização de Escolas será denunciada em Evento Internacional

JORNADA Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos ocorrerá entre os dias 22 e 24 deste mês. 

02/02/2024

 

A militarização de escolas públicas foi um dos temas que agitaram a Conae 2024 — Conferência Nacional de Educação, ocorrida em Brasília no finalzinho de janeiro. Um ato organizado pela CNTE mobilizou um grande público contra tal política, que cresceu bastante em nosso país durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Matéria no portal da CNTE (30/01) destaca o discurso da senadora Teresa Leitão (PT-PE) sobre o tema, onde ela fala que as chamadas escolas cívico-militares são distorções inclusive em relação aos recursos para pagar os professores:

"Por parte do Governo Federal, não há mais financiamento [para implementação escolas civis militares], mas os estados que concordam com a proposta estão se mantendo com os nossos recursos. Isso é uma distorção total relacionada ao uso dos recursos destinados ao pagamento dos professores e do piso salarial, e por ser uma intervenção pedagógica terrível".

Denúncia internacional

Diante da gravidade colocada em relação ao assunto, a militarização de escolas será denunciada em Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que o ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 24 deste mês de fevereiro. 

 

Militarização de Escolas será denunciada em Evento Internacional

Escola é local de pluralismo de ideias, e não de "disciplina" baseada em hierarquia
militar.   Arte feita com aplicativo Canva.

 

Dossiê

Diz também a matéria da CNTE:

"A vice-presidente da CNTE, Marlei Fernandes, mencionou [no ato] que esse é um debate a ser apresentado na Jornada Latino Americana, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Na ocasião, será entregue uma espécie de dossiê feito por todas as entidades, denunciando governadores e prefeitos que continuam no processo de militarização das escolas públicas."

Segundo postagem do portal Brasil de Fato (20/12/2023): 

A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos contará com a presença de militantes de dezenas de países. O evento na tríplice fonteira entre Brasil, Paraguai e Argentina está com inscrições abertas.

O encontro acontecerá nos campi da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e contará com atividades acadêmicas, trocas de informações, manifestações culturais e artísticas e muito mais.

Como participar

As inscrições devem ser feitas por e-mail, pelo endereço secretaria.integraciondelospueblos@proton.me. O endereço também está disponível para busca de informações. Os organizadores esperam participantes de organizações sociais, sindicais, de direitos humanos e bens comuns, indígenas, afrodescendentes e de diversidade e partidos políticos.

 

FONTE:

https://www.deverdeclasse.org/l/militarizacao-escolas-brasil/#gsc.tab=0 




ONLINE
48