Modelo de formação docente de Portugal
Brasil discute o modelo de formação docente de Portugal
Ministério da Educação visitou a Universidade de Lisboa para debater parcerias na área
Publicado em 12/09/2022
O Ministério da Educação (MEC) esteve em Portugal, na última semana, para conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido na área de educação pela Universidade de Lisboa. A visita, chefiada pelo ministro Victor Godoy, teve como objetivo principal a troca de experiências sobre a formação de professores.
O ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Novoa, especialista em formação docente e reconhecido internacionalmente como um grande pensador da educação atual, acompanhou os representantes do MEC durante a visita e apresentou o modelo do curso de formação de professores adotado no país. O aprimoramento da formação e a valorização dos professores são prioridades para o Brasil, pois são fatores fundamentais para potenciar a qualidade e excelência do ensino e aprendizagem.
O futuro da educação básica foi tema central do debate entre os participantes da reunião, que contou com a presença do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo. Na ocasião, foram abordadas possibilidades de parceria entre a Universidade de Lisboa e o Ministério da Educação do Brasil para implementação de iniciativas que visem atualizar a formação inicial de professores que atuam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, considerando, principalmente, os desafios que foram expostos no contexto pós-pandemia.
A comitiva aproveitou para conhecer algumas instalações da Universidade, em especial o Instituto de Educação e Psicologia, debatendo com o diretor do Instituto sobre temas relacionados à dupla titulação no âmbito da pós-graduação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC