Modelo Híbrido de Ensino
Formação Inicial - Modelo Híbrido de Ensino
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu no dia 3 de março a abertura do Ciclo de Formação Pedagógica de início do ano letivo de 2021 para a Rede Estadual de Educação.
Com o tema “Formação Inicial do Modelo Híbrido de Ensino em 2021”, a live foi transmitida pelo canal do Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook com a mediação da diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto.
Formação Inicial - Modelo Híbrido de Ensino 2021
Formação Inicial - Modelo Híbrido de Ensino 2021 Crédito: TV Seduc RS
Matriz de Referência 2021
Veja aqui as Matrizes de Referência para 2021:
Matrizes de Referência para o Modelo Hibrido de Ensino da Rede Estadual 2021 (.pdf 229,23 KBytes)
O que é Ensino Híbrido?
Publicação:
POR PROFESSOR VIÉGAS (ASSESSOR DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DTI DA SEDUC-RS)
O Ensino Híbrido acontece quando se mescla períodos on-line com períodos presenciais na educação. Para conseguir realizar esse tipo de Ensino, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul disponibilizou desde 2020 salas no Google Classroom geradas através do espelhamento com as turmas do ISE em que professores, alunos e gestores acessam utilizando um e-mail institucional @educar.rs.gov.br.
Conforme registros do ano passado, a plataforma Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas. Ainda, foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.
A iniciativa, que segue em 2021, proporciona a conexão entre professores e alunos para a realização de aulas no ambiente virtual.
Diante do cenário de combate à pandemia, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul antecipou ações de integração de ferramentas tecnológicas para a realização de aulas no ambiente virtual, cuja implantação estava prevista para os próximos três anos. Assim, mais de 800 mil alunos e 60 mil professores poderão retomar as atividades escolares com segurança.
Para que todos estivessem preparados para a utilização da plataforma, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizou, durante o ano de 2020, uma série de capacitações.
A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, ocorreu entre os dias 1º e 13 de junho e envolveu o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Sala de Aula. Nesse período, foram detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação.
A segunda etapa, chamada de Letramento Digital ocorreu entre os meses de julho e outubro com o objetivo de capacitar e os professores da Rede Estadual de Ensino para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais, além de apresentar possibilidades de atividades com emprego de metodologias ativas.
https://escola.rs.gov.br/aulas-remotas-o-que-e