Júlio Cordeiro / Agencia RBS

 

Gal Costa se apresentou no Auditório Araújo Vianna, na Capital, em 2015. Cantora foi uma das maiores vozes da música brasileira.  Júlio Cordeiro / Agencia RBS

A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Uma das vozes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB), seus 57 anos de carreira colaboraram para o cenário musical no país com hits marcantes que se tornaram amplamente conhecidos pelo público. 

A interpretação de Gal teve grande influência no tropicalismo, movimento cultural do final dos anos 1960. A cantora ainda fez parceira com figuras importantes da música brasileira, como Caetano VelosoGilberto Gil e Tim Maia. 

A artista lançou mais de 40 álbuns em sua trajetória, entre discos de estúdio e ao vivo. O último, Nenhuma Dor, reunia clássicos do repertório de Gal, em duetos com vozes masculinas.

Músicas que fizeram sucesso na voz de Gal Costa:

Baby

Escrita por Caetano Veloso, Baby foi a música mais gravada pela artista ao longo de sua carreira, de acordo com levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), de 2015. Composta para Maria Bethânia e gravada por Gal em 1969, ela está presente no álbum A Arte de Gal (2015). 

Chuva de Prata

De Ronaldo Bastos e Ed Wilson, Chuva de Prata ficou famosa na interpretação da artista em seu álbum de 1984, Profana.

Força Estranha

A canção figura no ranking das cinco mais populares no perfil de Gal Costa no Spotify. Escrita por Caetano Veloso, ela fez parte do álbum Gal Tropical, de 1979. 

Um Dia de Domingo

Gravada em parceria com Tim Maia, a canção é muito conhecida no cenário da música brasileira. Está presente no álbum Bem Bom, de 1985. É de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Corcovado

Sucesso da bossa nova, Corcovado foi escrita por Antônio Carlos Jobim. A interpretação da artista em show de 1999 também está na lista de reproduções mais populares do aplicativo de músicas. 

Sonho Meu

Gravada por Gal Costa e Maria Bethânia, a canção está no álbum da irmã de Caetano Veloso, Álibi (1978). Sonho Meu, de autoria de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, é amplamente conhecida por admiradores do samba

Meu Bem, Meu Mal

Canção de Caetano Veloso gravada por Gal no disco Fantasia (1981), um de seus maiores êxitos comerciais. A faixa entrou na trilha sonora da novela Brilhante e se tornou conhecida de milhões de brasileiros que viam a trama escrita por Gilberto Braga.

Brasil

Cazuza já cantava Brasil em shows, canção composta por ele com Nilo Romero e George Israel, mas quando Gal a gravou especialmente para a abertura da novela Vale Tudo, o país viu a potência da letra que fala sobre as mazelas e hipocrisias nacionais.

 

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2022/11/relembre-as-musicas-eternizadas-na-voz-de-gal-costa-icone-da-mpb-cla9uosrz006e014u579xir07.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=gzh_noite