Música no currículo escolar
A música no currículo escolar
Filmes: O SOM DO SILÊNCIO, WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO e O REI DO RITMO – Hora da batera.
O Oscar está chegando. Então vamos falar dos concorrentes a melhor filme e de que maneira podem contribuir com sua temática para a página. Os três filmes citados trazem a música como pauta e, em particular, um instrumento, a bateria.
A música passou a fazer parte do currículo escolar através da Lei nº 11.769, sancionada pelo presidente Lula, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica.
O filme “O Som do Silêncio” nos fornece um paradoxo incrível, se por um lado temos o som ensurdecedor, literalmente, de uma batida heavy metal, por outro, o silêncio causado pelo próprio instrumento ao protagonista que ficou.... surdo. O filme não é só sobre música, mas sobre a capacidade de se reconstruir quando tudo que se tinha como próprio sentido da existência se esvanece. Reaprender a viver sob novas condições exige uma mudança radical e um comprometimento com a lição.
Mas a resistência está em “consertar” o sentido perdido e não aprender a conviver com a sua falta. Por vezes estamos imersos no corpo do músico que aprende a linguagem de sinais, o que nos traz a ideia da inclusão, quando está junto de crianças na escola, ou de colegas em um espaço de mútua ajuda.
A medicina lhe traz a possibilidade de ouvir o mundo novamente, mas nada será como antes, e talvez, o melhor, seja a conscientização em torno de uma nova fase da vida. As drogas no passado e o relacionamento com a namorada são histórias secundárias de uma trama e um drama, solitário.
Para “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, a estatueta já está no armário, ou melhor, três delas. Difícil foi classificar este filme em segundo na ordem aqui na minha publicação. Só explicável pelo fato de ser mais antigo.
Qual o grau de exigência que um professor de música pode manifestar?
Seus objetivos e métodos devem ser questionados?
Na relação com os alunos, ele inspira respeito ou provoca medo? Seu comportamento gera consequências positivas ou negativas?
Qual o grau de dedicação, empenho e sacrifício que um aluno deve despender? Vale a pena?
A busca da perfeição é incompatível com a tolerância em seu caminho?
Busca de um sonho ou simples obsessão? Não ser o melhor, não alcançar o sucesso, é fracassar? Há limites
Em qualquer um dos lados desta relação: os fins justificam os meios? Muitas perguntas? À procura de respostas? Assista o filme. E curta o jazz! Caso seja professor(a) e esteja atrás de uma atividade, procure no blog Cine Educa Filmes: https://www.blogger.com/.../3210673168.../870446089955983576.
E falando em jazz, que tal um pouco de nostalgia? “O Rei do Ritmo” traz a história do famoso baterista Gene Krupa (Chicago, 1909 — Yonkers, Nova Iorque, 1973) e as bandas dos anos 30/40 nos Estados Unidos. Interessante como os filmes cruzam as biografias (veja: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2456814527775483&id=198913820232243 ).
A película é de 1959. Começa pela adolescência do músico que contrariando as intensões de seu pai, o qual desejava que Gene fosse padre, abandonou a vida seminarista para ingressar em algumas bandas de Chicago. Mudou-se para Nova Yorque, onde despontou para o sucesso e, infelizmente, envolveu-se com as drogas. Depois da prisão viu a carreira entrar em declínio, até uma oportunidade dada por um músico conhecido, reabilitando-o.
Sinopses:
- O SOM DO SILÊNCIO - Em Sound of Metal, um jovem baterista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio. Direção: Darius Marder. 2020.
- WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO - o solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental. Direção: Damien Chazelle. 2015.
- O REI DO RITMO - Narra a história da lenda do jazz Gene Krupa, um rapaz que desde criança sempre quis aprender a tocar a bateria, por mais que seus pais fossem contra. Após a morte do pai de Gene, ele decide abandonar os estudos de padre e ir para Nova York para tocar jazz. Direção: Don Weis. 1959.
https://www.facebook.com/Cine-Educa-198913820232243/