Não matriculados ir diretamente nas escolas

Não matriculados ir diretamente nas escolas

Responsáveis por alunos ainda não matriculados das redes estadual e municipal de Porto Alegre devem procurar diretamente as escolas 

O mesmo processo serve para os que desejam fazer transferência

19/02/2024   Camila Pessoa

 

Nesta segunda-feira (19) teve início o ano letivo na rede estadual e municipal de Porto Alegre. Estudantes da Capital que ainda estiverem sem matrícula ou que buscam transferência de escolas devem procurar diretamente os colégios desejados para consultar a disponibilidade de vagas, em ambas as redes públicas. As orientações são da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

No caso das instituições estaduais, é possível buscar a Central de Vagas da Seduc no caso receberem negativas nas escolas procuradas, para verificar a disponibilidade de atendimento em outros colégios.

Segundo a pasta estadual, a maioria dos estudantes à procura de vagas nesta época do ano, quando o período de inscrições para pré-matrículas da Chamada Pública já foi encerrado, são alunos que necessitam de transferência de escolas.

A secretaria do Estado tem atendido cerca de 200 pessoas por dia com demandas de matrícula, número um pouco menor do que o observado no ano passado. A explicação para isso são alterações no site onde são feitas as pré-matrículas e uma maior divulgação a respeito do processo.

Já no Ensino Fundamental da rede municipal, a Smed afirma que são poucos e específicos os casos de alunos que ainda buscam matrícula. Ao procurar individualmente as escolas, esses estudantes podem vir a ocupar vagas pontuais que surgem, resultado de remanejo entre colégios.

Por outro lado, na Educação Infantil ainda há 4,8 mil crianças esperando por uma vaga. A Smed comprou vagas na rede privada para diminuir a fila e inscreveu novas Organizações da Sociedade Civil (OSC) para prestação de serviços no atendimento da rede, o que possibilitou a abertura de 1,5 mil vagas que ainda vão ser preenchidas. O objetivo da secretaria é reduzir a fila a metade em 2024 e zerá-la nos anos seguintes.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2024/02/responsaveis-por-alunos-ainda-nao-matriculados-das-redes-estadual-e-municipal-de-porto-alegre-devem-procurar-diretamente-as-escolas-clstkzjo200dc016l6l1q3t0p.html 

 

 

 

Cerca de 715 mil estudantes voltam às salas de aula na rede estadual 

Estado conta com 2.342 escolas; veja como foi a retomada das atividades em Porto Alegre 

19/02/2024     SOFIA LUNGUI

 

Cerca de 715 mil alunos estão retornando às atividades nesta segunda-feira (19) no Rio Grande do Sul, em escolas de rede estadual. Os estudantes e suas famílias estão sendo recebidos para iniciar o ano letivo de 2024. No total, a rede conta com 2.342 escolas.  

Na Escola Técnica Estadual Parobé, que completa 118 anos em 2024, os mais de 600 estudantes do Ensino Médio chegaram às 7h. São 24 turmas nesta etapa de ensino. Os jovens e suas famílias foram recebidos no auditório com uma integração, momento para os novos alunos conhecerem os professores e gestores da escola.  

— O Parobé é uma escola muito querida da comunidade gaúcha. Ficamos com fila de espera para famílias que querem colocar seus filhos aqui. Preparamos este momento para começar o ano com alegria e esperança, para trazer uma mensagem de otimismo — destaca a orientadora educacional Vera Brosina.

Uma das estudantes que está ingressando na escola em 2024 é Lays, de 15 anos, que está começando o primeiro ano do Ensino Médio. A jovem conta que quer estudar Medicina. A inspiração foi a mãe, que é enfermeira. 

— Moramos em Viamão, antes ela estudava lá. Agora que ela vai conhecer melhor Porto Alegre e aprender a andar por aqui. Eu pesquisei bastante e vi que a escola é uma das melhores nessa etapa de ensino, estou sempre procurando o melhor para ela — conta a mãe, Etiane Soares Leão. A filha quer estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

A instituição fica no bairro Cidade Baixa e conta com 2.500 estudantes, no total, somando os que fazem cursos técnicos. Os alunos da rede estão divididos em: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Em busca de vagas 

O balanço de matrículas ainda não é definitivo, conforme a Secretaria da Educação do RS (Seduc), uma vez que a efetivação de matrículas segue ocorrendo nas escolas nessas primeiras semanas, onde há vagas sobrando. Quem fez a pré-matrícula pode comparecer na escola escolhida, com a documentação necessária, para realizar a efetivação. 




ONLINE
60