Novo portal do Museu Nacional

Novo portal do Museu Nacional

Novo portal do Museu Nacional oferece conteúdos educacionais e exposição virtual

Além de material didático multimídia, site traz informações sobre reconstrução após incêndio de 2018

AUTOR  Bárbara Schneider

25 de maio de 2021

O Projeto Museu Nacional Vive lançou, na última quinta-feira (20), um novo portal que oferece acesso ao vasto material de um dos museus mais importantes do país. Enquanto a estrutura física do Museu Nacional é reconstruída, a plataforma traz conteúdos multimídias, andamento das obras, projetos e a recém-lançada exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”, com a curatela do arqueólogo João Pacheco de Oliveira. Além dos cariocas, o novo ambiente virtual aproxima o país inteiro e o mundo do museu que já foi o mais rico em acervo de história natural do Brasil, ampliando o acesso a um conteúdo de valor inestimável. Desenvolvido a partir de código livre, o site é acessível e possui recursos que facilitam a navegação de pessoas com baixa visão, além de contar com o Vlibras, uma aplicação que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais.

A exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”, que é inteiramente multimídia e perene no site, proporciona o estudo de questões históricas e perspectivas contemporâneas relacionadas aos povos indígenas no Brasil em fotos, músicas, vídeos e peças etnográficas que não foram atingidas pelo incêndio de setembro de 2018. À época, a mostra ocupava o Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, no Distrito Federal. A última edição física da exposição estreou em outubro de 2019, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e precisou ser fechada ao público em março de 2020 por conta da pandemia de covid-19.

O Projeto Museu Nacional Vive organizou um guia didático para educadores, com referenciais teóricos e sugestões de atividades práticas sobre “Os Primeiros Brasileiros” para coordenadores pedagógicos e professores, que poderão ser desenvolvidas em salas de aula físicas ou digitais.

acesso é gratuito e liberado.




ONLINE
149