O MEC e a influência das ONGs

O MEC e a influência das ONGs

O MEC e a “inocente” influência das ONGs

É sabido que as ONGs que se apresentam como “sem fins lucrativos” estão, na realidade, conectadas de alguma forma com outras entidades que têm finalidades lucrativas. Um importante relatório americano revela como este processo ocorre e já o divulgamos aqui. Além da questão financeira, há ainda a intencionalidade ideológica destas ONGs em introduzir certas lógicas de pensamento nas políticas educacionais.

Desde os estudos da transição de governo, vários de nós estivemos mostrando como o MEC estava sendo capturado por ONGs, o que se confirmou com a adoção da política educacional cearense como norte para as ações do MEC. A BNCC virou cláusula pétrea e intocável, a reforma do ensino médio de Temer está sendo “melhorada”, a política de formação de professores definida pelos neoliberais paulistas no CNE continua, as avaliações do INEP estão sendo ajustadas às “novas” políticas e assim por diante.

Com o lançamento do programa de banda larga para as escolas (baixe aqui o Decreto), a Coluna Capital Digital discute mais um capítulo deste processo mostrando como Lemann, Abílio Diniz, Moreira Salles, Pedro Passos, Luiza Trajano e fundos norte-americanos influenciam o MEC na conexão de escolas com banda larga.

“A MegaEdu, organização social apoiada pela Fundação Lemann para operar dentro dos Ministérios da Educação e das Comunicações na formulação da “Estratégia Nacional de Educação Conectada“, que foi lançada dia 26/09 pelo presidente Lula, é apenas o “guarda chuva” de uma coalizão que envolve outras 14 ONGs interessadas em ditar a política educacional digital do país. E contam com o apoio institucional e financeiro de empresários como Abílio Diniz, Moreira Salles, Pedro Passos, Luiza Trajano, além de fundos norte-americanos.”

Leia mais aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.

FONTE:

https://avaliacaoeducacional.com/2023/10/01/o-mec-e-a-inocente-influencia-das-ongs/ 




ONLINE
155