Os caminhos da educação
Casulo - Os caminhos da educação durante e após a pandemia
Diretrizes do CNE: como deve ser o calendário letivo em 2020?
Na transmissão desta quarta (29), Andressa Pellanda e Daniel Cara convidam dois membros da rede da Campanha para comentar e debater as recomendações do Conselho Nacional de Educação para o ano letivo de 2020
Lúcia Isabel Silva, professora da UFPA e membro do Comitê PA, e Fernando Cássio, professor da UFABC e membro do Comitê SP, argumentam sobre como deve ser o calendário letivo frente à pandemia da COVID-19.
Os pesquisadores analisam o documento do CNE (Conselho Nacional de Educação), que admite, entre outros pontos, a EaD (Educação a Distância) como alternativa para a continuidade da educação nesse momento de pandemia.
Na terça (28), o CNE votou as diretrizes do documento após contribuições de consulta pública. A rede da Campanha fez diversas contribuições ao documento, pedindo mudança de posicionamento do CNE e transparência no processo. Em grande parte, as contribuições não foram acolhidas e não houve até o momento a sistematização das contribuições em publicação no site do CNE.
A rede da Campanha propõe, como se vê principalmente no recém-divulgado Guia COVID-19 - Educação a Distância (https://bit.ly/2xV1BCr), um alinhamento ao direito constitucional à educação que protege a igualdade de acesso e permanência na educação escolar com qualidade e ao princípio também constitucional à gestão democrática que prevê autonomia aos sistemas municipais e estaduais para definirem suas formas de recuperação frente ao calendário defasado devido ao enfrentamento da pandemia.
*
Semana de Ação Mundial 2020: Novo formato terá webinários diários de 15 a 22 de junho e atividades autogestionadas no segundo semestre. INSCREVA-SE: semanadeacaomundial.org.
Assista o vídeo no link
https://www.facebook.com/campanhanacionaldireitoeducacao/videos/2625838867744034