Para melhorar índices do Ideb

Para melhorar índices do Ideb

Ideb: para melhorar índices, é preciso valorizar o(a) professor(a)

A valorização passa por elementos que incluem bons salários, formação e desenvolvimento continuado

23/08/2024

 

Um dos problemas que mais afetam a qualidade do trabalho docente é a excessiva jornada de trabalho diária que muitos estão submetidos, exatamente porque buscam melhorar seu rendimento salarial. Políticas públicas devem ser pensadas no sentido de fixar professores em jornada menor e com remuneração mais alta. Imagem ilustrativa: Canva.
 Imagem ilustrativa: Canva.

 

Um dos problemas que mais afetam a qualidade do trabalho docente é a excessiva jornada de trabalho diária que muitos estão submetidos, exatamente porque buscam melhorar seu rendimento salarial. Políticas públicas devem ser pensadas no sentido de fixar professores em jornada menor e com remuneração mais alta.

Resultados do Ideb 2023 divulgados recentemente levantaram uma série de debates acerca da Educação Básica Pública do país. Muitos prefeitos e governadores comemoram os "altos índices de desempenho" de suas redes de ensino, em meio a denúncias sobre manipulação de dados por parte de gestores. 

Fraudes

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, por exemplo, explica que, "apesar da colocação no Ideb nacional, a análise dos resultados de Mato Grosso não traduz a realidade da  educação. Isso se deve ao fato de que a composição do índice do Ideb é feita pela equação entre as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em matemática e português e a taxa de aprovação/evasão escolar, que, principalmente em 2023, sofreu manipulação nos dados pela Seduc-MT (Secretaria de Estado de Educação)." (Sintep-MT, 16/08/2024). 

Aprovação automática

Tal manipulação teria se dado sobretudo através do instituto da aprovação automática dos alunos, política adotada em muitos outros estados e municípios do país.

Valorização dos professores

Por outro lado, em artigo sobre o mesmo Ideb 2023 — publicado no site The Conversation (19), o pesquisador Gustavo Borba, Pós-doutor em Educação — destaca que "muito mais que comparar desempenhos escolares, resultados do IDEB indicam por onde pode evoluir nossa educação". Neste sentido, destaca a importância da valorização dos professores:

"Dentre as boas práticas já conhecidas, já há muitas as que podem ser consideradas importantes para o mjelhor desempenho escolar como um todo. A aposta no tempo integral, por exemplo, ou o foco mais atento nas demandas dos alunos. Entretanto, dentre os pontos que aparecem como fundamentais no desempenho dos estudantes, está a valorização do professor.

A valorização do professor passa por elementos que incluem, mas vão muito além da remuneração. Aqui, cabe destacar a importância da formação e desenvolvimento continuado. É essencial criar espaços para que o professor se desenvolva em diferentes competências, que não se limitam a um processo de comunicação do conteúdo e incluem a mediação, a articulação dos saberes, a escuta ativa, entre outras.

Todo o processo de ensino aprendizagem pressupõe a construção do conhecimento e do aprendizado a partir da relação, a partir da troca ativa entre professores e alunos. Este processo envolve construir um espaço de bem-estar, de pertencimento e de engajamento, como destaca o livro: 5 caminhos para o engajamento Hargreaves e Shirley).

Assim, precisamos celebrar os bons professores e buscar a partir de seu exemplo e de suas práticas, caminhos transformadores.

As notas padronizadas são um caminho, dentre tantos. Mas a compreensão das práticas dos professores, a partir de boas conversas, parece ser um caminho assertivo para transformar a educação em nosso país."

Fonte: CNTE

FONTE:

https://www.deverdeclasse.org/l/ideb-2023/#gsc.tab=0 

 




ONLINE
56