Paulo Freire na Universidade de Columbia
UNIVERSIDADE DOS EUA IRÁ FINANCIAR ESTUDANTES QUE QUEIRAM PESQUISAR OBRAS DE PAULO FREIRE
A Universidade de Columbia, em NY, prepara uma série de eventos em homenagem ao educador brasileiro
PENÉLOPE COELHO PUBLICADO EM 20/09/2021
Paulo Freire, em entrevista - Divulgação/Youtube/TV Cultura/ 19 de set. 2021
De acordo com informações do Estadão, publicadas no último domingo, 19, — data que marcou o centenário do filósofo e educador, Paulo Freire — uma das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos anunciou uma série de eventos em homenagem ao trabalho do brasileiro.
A Universidade Columbia, em Nova York, revelou que a chamada ‘Paulo Freire Iniciative’ pretende incentivar a pesquisa sobre o trabalho de Paulo Freire, que segundo a universidade, se alinha aos valores da instituição.
"Equidade, educação antirracista, gênero, a preocupação com diferentes camadas de opressão e exploração são temas com muita força na academia atualmente. E foram explorados há muitas décadas por Freire", afirmou o professor brasileiro, Paulo Blikstein, que leciona em Columbia.
Os eventos em questão serão abertos ao público em geral e acontecerão de maneira on-line nos dias 3, 4, 10 e 11 de novembro. A iniciativa tem como objetivo discutir o legado deixado pelo brasileiro, principalmente no âmbito da educação.
Segundo revelado na publicação, a universidade irá vai financiar estudantes que queiram pesquisar a obra do educador brasileiro, a fim de criar uma comunidade para manter vivo o trabalho do filósofo.