Pessoas com deficiência que concluem EB

Pessoas com deficiência que concluem EB

Apenas 25,6% das pessoas com deficiência concluem o Ensino Básico

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi realizada no terceiro trimestre de 2022

Correio do Povo

Somente metade (51,2%) das pessoas com deficiência, com Ensino Superior completo, estão ocupadas no mercado de trabalho

Somente metade (51,2%) das pessoas com deficiência, com Ensino Superior completo,
estão ocupadas no mercado de trabalho 

Somente uma pessoa, entre quatro com deficiência, com 25 anos ou mais, concluem os estudos na Educação Básica. Esse indicador foi divulgado ontem, pelo estudo especial sobre deficiência, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Foi realizado no terceiro trimestre de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já entre as pessoas sem deficiência, a proporção de conclusão é duas, a cada quatro.

O percentual de pessoas com deficiência que concluem a Educação Básica (ensinos Fundamental e Médio) é de 25,6%. Já o de pessoas sem deficiência alcança mais que o dobro, chegando a 57,3%. Nos indicadores por sexo, a quantidade de mulheres com deficiência que finalizam a formação é de 26,5%, superando o percentual de homens (24,4%).

A partir do estudo, foi possível perceber que a quantidade de alunos que não estão na série adequada à idade aumenta conforme o avanço do grau de ensino. Dos estudantes com deficiência na série correta, 89,3% estão nas séries iniciais; enquanto 54,4% estão no Ensino Médio. O número de alunos sem deficiência, que frequentam a série escolar correspondente à idade, chega a 93,9% nas séries iniciais; e a 70,3% no Ensino Médio. Além disso, apenas metade (51,2%) das pessoas com deficiência com Ensino Superior completo estão ocupadas no mercado de trabalho. A média é inferior a de pessoas sem deficiência, onde 80,8% estão ocupadas.

Mais dados do levantamento

- 8,9% dos brasileiros (cerca de 18,6 milhões), com dois anos ou mais, declarou ter algum tipo de deficiência. 

- 10% entre as mulheres; e 7,7% entre os homens apresentam alguma deficiência.

- Deficiências mais relatadas: dificuldades de andar ou subir degraus (3,6%); de enxergar (3,1%); e de aprender ou lembrar das coisas (2,6%). 

- 5,5% têm apenas uma deficiência; e 3,4%, duas ou mais.


FONTE:
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/apenas-25-6-das-pessoas-com-defici%C3%AAncia-concluem-o-ensino-b%C3%A1sico-1.1059512 




ONLINE
158