Piso regional foi discutido

Piso regional foi discutido

Piso regional foi discutido por sindicalistas, empresários e parlamentares 

Em reunião na ALRS, parlamentares, centrais sindicais, Fiergs, Farsul e Fecomérico trocaram farpas e argumentos sobre o tema  

Por César Fraga / Publicado em 20 de outubro de 2021

Reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), Gabriel Souza(MDB), parlamentares e representantes das centrais sindicais, da Fiergs, da Farsul e da Fecomércio

Reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), Gabriel Souza(MDB), parlamentares e representantes das centrais sindicais, da Fiergs, da Farsul e da Fecomércio
Foto: AssCom CUT-RS/Divulgação

 

Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19, reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), Gabriel Souza, parlamentares e representantes das centrais sindicais, da Fiergs, da Farsul e da Fecomércio. Na pauta, o reajuste do salário mínimo do RS, também chamado de piso regional.

A matéria está na pauta da Assembleia ainda sem prazo para ser votada. A proposição é do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que é o relator da subcomissão do piso regional, criada com prazo de funcionamento de 120 dias, e do projeto do governador que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sem reajuste desde 2019, sindicalistas reivindicam a reposição salarial de 10,3% no piso regional para amenizar perdas sofridas nos últimos anos. O Governo Eduardo Leite sinalizou até agora, com 2,73%. Representantes empresariais  da indústria, agronegócio e comércio presentes na reunião pedem que o piso seja extinto. Foi consenso entre empresários durante o encontro, que aumentar o salário mínimo regional significaria “aumentar inflação, impedir o crescimento e andar para trás”.

Avaliação da reunião

“De positivo, foi o encontro que tivemos com o presidente da ALRS, com o deputado Mainardi, relator da matéria e com os deputados Zé Nunes e Valdeci Oliveira. Diálogo sempre é bom. Mas, com todo o respeito, aqueles caras (representantes empresariais) são uns canalhas”, protesta o secretário de Administração e Finanças da CUT-RS, Antonio Güntzel, o Antônio Sapateiro.

“A proposta deles é extinguir o salário mínimo regional, enquanto nós estamos pedindo 10,7% de reposição. É uma situação em que, como cemtrais sindicais, nós colocamos nossa proposta e argumentamos nossas razões e eles sequer as consideraram”, explica.

O sindicalista informa que haverá um ato político em favor do Piso Regional nesta quinta-feira, às 10 horas, em Frente ao Palácio Piratini, antes de audiência pública sobre o tema, na Assembleia Legislativa. “Todos que puderem, compareçam!”, convida Antônio.

 


Foto: AssCom CUTRS / Divulgação

 

Audiência pública

O tema será debatido em audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia Legislativa, na próxima quinta-feira, 21, às 10 horas, no Teatro Dante Barone, em formato misto (presencial, com número limitado de participantes, e virtual pelo site da ALRS).

Campanha pelo Piso Regional

O Fórum das Centrais Sindicais do RS lançou na última segunda-feira,18, a campanha unificada em defesa do salário-mínimo do RS, o piso regional.  Na ocasião, a bancada do PT na Assembleia Legislativa se somou à luta dos trabalhadores e trabalhadoras, pois considera inadmissível que, diante da carestia e após dois anos sem reajuste, o governador Leite proponha apenas 2,73%. As centrais sindicais reivindicam 10,3% já e a imediata construção de uma mesa de negociação envolvendo executivo, legislativo, trabalhadores e empresários. O vice-líder da bancada, deputado Luiz Fernando Mainardi, acompanhou a coletiva de apresentação da campanha.

Segundo Guiomar Vidor, presidente da CTB, o reajuste do salário-mínimo não gera desemprego. “Sem reajustar salários, o RS tem 8,3% de desemprego, portanto não é o mínimo regional qee gera desemprego”, disse. A campanha foi criada com o objetivo de conquistar o reajuste e sobretudo a solução para o piso regional, que está defasado e correndo o risco de ser extinto. Para Vidor, no RS o comportamento do governo Leite é ainda pior que o do governo Bolsonaro.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, disse que o governo se omite ao oferecer apenas 2,7% de reajuste quando a inflação já passa de dois dígitos. E o que a classe trabalhadora está querendo nada mais é do que a recuperação. “Foi preciso um Nobel de economia vir para dizer que o reajuste do salário mínimo não gera desemprego, pois movimenta a economia e só empresário muito tacanho para não admitir que o reajuste gera desenvolvimento e movimenta a economia”, disse.

Relator da matéria

O deputado Luiz Fernando Mainardi, que coordena a Subcomissão para Tratar do Piso Regional do Rio Grande do Sul, composta, também, pelos parlamentares Fernando Marroni (PT), Zé Nunes (PT) e Eric Lins (DEM), disse que a campanha deve ser permanente para disputar na sociedade a consciência de classe e a importância do tema do salário para a população de baixa renda “O grande desafio colocado para os trabalhadores da iniciativa privada e os trabalhadores públicos é o debate sobre como os governos neoliberais estão tratando os trabalhadores”, disse. Para Mainardi, o governo desconsidera o piso, ao propor ¼ da inflação do período. “Vamos lutar pelos 10,3%, mas é preciso uma política estadual de reajuste com ganhos reais”, defendeu.

 

https://www.extraclasse.org.br/movimento/2021/10/piso-regional-foi-discutido-por-sindicalistas-empresarios-e-parlamentares/ 

 

 

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "AUDIÊNCIA PÚBLICA REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO DO RS 21 DE OUTUBRO AS 11H PRESENCIAL NO AUDITÓRIO DANTE BARONE TRANSMISSÃOPELA TVAL PELO YOUTUBE DA TVAL Assembleia Legislativa Estado Rio Grande do Sul ATO PÚBLICO 10H EM FRENTE AO PALÁCIO PIRATINI NÃO DEIXE PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÃRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ CSB CUT DNTDRSINDICAL PÚBLICA"

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "A CESTA BÁSICA SUBIU 35% NOS ÚLTIMOS 2 ANOS NO RS NÃO DEIXE o PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÓRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ MI บ ALIL CSP M CSB CUT CTB INTERSINDICAL PÚBLICA"

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "FAÇANHA, SR LEITE... É SOBREVIVER NA CARESTIA HÁ 2 ANOS SEM REAJUSTE! NÃO DEIXE PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÓRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ CSP CoaERo CSB SALEOES CUT INTERSINDICAL PÚBLICA"

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "GOVERNADOR LEITE... DEPUTADOS... 1,5 MILHÃO DE TRABALHADORES, TRABALHADORAS E SUAS FAMÍLIAS DEPENDEM DO PISO REGIONAL NÃO DEIXE PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÓRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ janlutas CSB CUT INTERSINDICAL PUBLICA"

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "GOVERNADOR LEITE, VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA MISÉRIA 1,5 MILHÃO DE TRABALHADORES, TRABALHADORAS E SUAS FAMÍLIAS DEPENDEM DO PISO REGIONAL NÃO DEIXE PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÃRUMDA CENTRAIS SINDICAIS JÁ மl்tnர் CSB CUT INTERSINDIC PUBLICA"

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "GOVERNADOR LEITE, SR DEPUTADO, SRA DEPUTADA: AS FAMÍLIAS TRABALHADORAS DO RIO GRANDE ESTÃO HÁ ANOS SEM REPOSIÇÃO NÃO DEIXE ο PISO REGIONAL 10,3% ACABAR! FÃRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ சமலGDை CSB CUT CTB INTERSINDICAL PÚBLICA"

Pode ser uma imagem de texto que diz "NÃO DEIXE O PISO REGIONAL 10,3% % ACABAR! FÓRUM DAS CENTRAIS SINDICAIS JÁ CSP Conlutas CSB SLC CUT CTB Forum NCST INTERSINDICAL etelC Trababhadors UGT 1 PÚBLICA"

 




ONLINE
143