PL Dia do Professor em SC

PL Dia do Professor em SC

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

 

 

Uma mulher, professora, jornalista, na política, regulamentando um dia tão importante, muitos nem sabem da história do dia do professor (15 de Outubro).

Veio de uma mulher, professora, jornalista e política.

Primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina, a deputada, jornalista e professora Antonieta de Barros elaborou o projeto de lei que criava o Dia do Professor no Estado.

A lei, homologada pelo então governador José Boabaid, foi publicada 15 anos antes da data ser reconhecida nacionalmente. O decreto federal, assinado pelo então presidente da República João Goulart, é de 1963.

O Estado catarinense foi um dos primeiros no país a reservar o dia 15 de outubro para os professores. A ideia surgiu um ano antes de o projeto de lei de Antonieta de Barros tramitar na Alesc: em 1947, o professor paulista Salomão Becker propôs um dia de confraternização e homenagem aos professores.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

 

 

" Lembrar de Antonieta de Barros é lembrar da grande contribuição do professor, é reconhecer que a luta é intensa para que os dias do professor sejam com melhores condições de trabalho e valorização salarial."

 

FONTE:

Karina PJ Paulo   - https://www.facebook.com/karina.c.nogueira?locale=pt_BR 




ONLINE
51