PL Dia do Professor em SC
Uma mulher, professora, jornalista, na política, regulamentando um dia tão importante, muitos nem sabem da história do dia do professor (15 de Outubro).
Veio de uma mulher, professora, jornalista e política.
Primeira mulher a ocupar um cargo no Legislativo em Santa Catarina, a deputada, jornalista e professora Antonieta de Barros elaborou o projeto de lei que criava o Dia do Professor no Estado.
A lei, homologada pelo então governador José Boabaid, foi publicada 15 anos antes da data ser reconhecida nacionalmente. O decreto federal, assinado pelo então presidente da República João Goulart, é de 1963.
O Estado catarinense foi um dos primeiros no país a reservar o dia 15 de outubro para os professores. A ideia surgiu um ano antes de o projeto de lei de Antonieta de Barros tramitar na Alesc: em 1947, o professor paulista Salomão Becker propôs um dia de confraternização e homenagem aos professores.
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
" Lembrar de Antonieta de Barros é lembrar da grande contribuição do professor, é reconhecer que a luta é intensa para que os dias do professor sejam com melhores condições de trabalho e valorização salarial."
FONTE:
Karina PJ Paulo - https://www.facebook.com/karina.c.nogueira?locale=pt_BR