PNA, políticas públicas de alfabetização
PNA visa levar os achados das ciências cognitivas para as salas de aula
A Política insere o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento da elaboração de políticas de alfabetização
Publicado em 19/05/2021
A Política Nacional de Alfabetização (PNA), implementada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), tem como proposta inserir o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento na elaboração de suas políticas públicas de alfabetização.
Para isso, a PNA visa levar para a sala de aula os achados das ciências cognitivas e promover as práticas de alfabetização mais eficazes, de modo a criar melhores condições para o ensino e aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.
Com a colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de especialistas de diversas áreas relacionadas à alfabetização, o MEC disponibilizou o Caderno da PNA, que traz uma gama de informações e esclarecimentos sobre essa política da alfabetização.
Além do Caderno, o MEC promove ações e programas no âmbito da PNA, que objetivam colaborar com famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público, no sentido de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. O Tempo de Aprender e o Conta pra Mim, por exemplo, são programas que possuem diversos materiais voltados à alfabetização e ao aperfeiçoamento de profissionais da educação.
Conheça os programas e as ações da PNA.
Acesse o Caderno da PNA.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf