Preciso alfabetizar na idade certa

Preciso alfabetizar na idade certa

É preciso alfabetizar na idade certa para não ter de reprovar depois 

Governo relança programa para estimular escolas a ensinarem todas as crianças a ler até o segundo ano 

11/03/2024   Rosane de Oliveira

 

O nome Alfabetiza Tchê já é conhecido dos gaúchos como programa do governo do Estado desde 2022, mas está sendo relançado nesta terça-feira (12), no Palácio Piratini, com a adesão dos 497 municípios gaúchos. O objetivo é óbvio: garantir que todas as crianças matriculadas nas escolas públicas aprendam a ler e a escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental. É uma meta óbvia porque a alfabetização na idade certa é um compromisso de prefeitos, governadores e autoridades responsáveis pela educação no Brasil.  

Como a prática anda distante da teoria, o governo resolveu redesenhar o programa e envolver os prefeitos no movimento, para que a alfabetização até os oito anos de idade deixe de ser uma carta de intenções. O que se quer é evitar a reprovação nos anos seguintes ou a aprovação automática, sem que a criança tenha as condições para seguir adiante.  

A secretária de Educação, Raquel Teixeira, segue o mantra de que bom professor não é o que reprova. É o que ensina para que o aluno consiga acompanhar o nível seguinte. Se a criança tem dificuldade, o poder público tem a obrigação de oferecer reforço para não deixar ninguém para trás, nem permitir que alunos cheguem ao nono ano sem capacidade para interpretar um texto e escrever corretamente.  

Dentro do Alfabetiza Tchê, todas as 29 Coordenadorias Regionais de Educação já receberam 100% do material didático complementar a ser usado neste ano letivo 2024. Desse total, 76% já chegaram às escolas. Ao todo, são 797.209 livros entregues em 4.531 escolas. 

No relançamento do programa será apresentado o Prêmio Alfabetiza Tchê, destinado para as escolas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização e para apoiar aquelas com os resultados menos promissores. Os valores, calculados conforme o Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola a partir dos resultados do SAERS (em finalização), já começam a ser pagos em 2024.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2024/03/e-preciso-alfabetizar-na-idade-certa-para-nao-ter-de-reprovar-depois-cltnkl8io007c01cm71s2a5ia.html 

 

 

Alfabetização na idade certa é o mínimo que uma criança merece

Em vez de terceirizar a culpa, governos e professores têm de assumir a sua responsabilidade

12/06/2023   Rosane de Oliveira

 

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Presidente Lula participou do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nesta
segunda-feira.    
Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

 

Poucos sinais são mais evidentes do subdesenvolvimento brasileiro em matéria de educação do que o fato de milhões de crianças chegarem aos 10 anos ou mais sem terem sido alfabetizadas, mesmo evoluindo para as séries seguintes. Não que a solução seja reprovar, porta aberta para o abandono da escola. O compromisso dos governos e dos professores deve ser com a aprendizagem. E isso começa pela alfabetização na idade certa. É nesse contexto que se deve saudar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado nesta segunda-feira (12) pelo governo Lula.

O ministro da Educação, Camilo Santana, conhece o assunto em profundidade. Sua adjunta, Izolda Cela, também. Por terem administrado o Ceará, um Estado pobre que conseguiu resultados notáveis nessa área, a dupla Camilo e Izolda têm as credenciais necessárias para fazer andar esse ambicioso programa de R$ 3 bilhões em quatro anos, mas não farão milagres se não houver engajamento de governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de educação, pais e professores.

É sempre mais fácil atribuir o atraso na alfabetização a fatores externos: a família que não acompanha (porque os pais não têm formação mínima), as crianças que chegam à escola famintas, a falta de celulares e de internet de alta velocidade... O que os estudos mais avançados mostram é que toda a criança é capaz de aprender, desde que receba o atendimento adequado. Isso significa alimentação escolar para vencer a subnutrição, material escolar apropriado, professores comprometidos e motivados, infraestrutura nas escolas, atendimento psicossocial.

Alfabetização na idade certa significa que ao final do segundo ano do Ensino Fundamental a criança deverá ter aprendido a ler e a escrever. Se no meio do caminho se constatar que está atrasada, o caminho é dar aulas de reforço e não deixar ninguém para trás.

FONTE:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2023/06/alfabetizacao-na-idade-certa-e-o-minimo-que-uma-crianca-merece-clitfc0ab00c20156u79fxs9o.html 




ONLINE
57