Problemas em distribuição do Fundeb

Problemas em distribuição do Fundeb

TCU aponta 1,2 mil problemas em distribuição de recurso federal para educação no RS

Irregularidades envolvem pagamento de salário a servidores falecidos e falta de controle sobre uso de verba

05/12/2022  -  MARCEL HARTMANN

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta 1.269 mil problemas na distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2020 e 2021 em municípios e no governo do Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, são quase 30 mil indícios de irregularidades. 

O Fundeb é uma das principais verbas que financiam a educação básica brasileira. O valor é repassado pelo Ministério da Educação (MEC) para Estados e municípios para pagar salário de professores, reformar escolas, entre outros investimentos. Os gestores com irregularidades deverão, agora, prestar esclarecimentos. 

As irregularidades incluem pagamento de salário para servidores da educação falecidos e 588 escolas gaúchas com professores de Português e Matemática sem formação superior para lecionar em turmas finais do Ensino Fundamental, o que é proibido pela Lei de Diretrizes de Base da Educação (LDB).

Outros dois problemas detectados são que alguns Estados e municípios não possuem contas bancárias únicas para receber os recursos do Fundeb ou recebem valores estranhos na conta, o que impossibilita saber se o dinheiro foi aplicado corretamente. 

Todas as 27 unidades da Federação registraram pelo menos um desses problemas. Os indícios de irregularidade ainda estiveram presentes em 4.716 municípios (85% de todas as cidades brasileiras).

O levantamento foi feito pelo TCU junto com tribunais de contas estaduais de todo o país, incluindo o do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Em todo o Brasil, 3.315 servidores já falecidos seguem recebendo salário com verba do Fundeb — destes, 101 funcionários estão em solo gaúcho. 

GZH contatou a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) e o Ministério da Educação (MEC) na manhã desta segunda-feira (5), e ainda não recebeu resposta. Este texto será atualizado com os posicionamentos. 

Irregularidades detectadas no uso do Fundeb

  • Escolas com professores de Português e Matemática sem diploma na área: 588 casos no RS e 18.869 no Brasil

  • Titularidade indevida da conta única e específica vinculada ao Fundeb: 382 no RS e 3.768 no Brasil

  • Créditos estranhos ao Fundeb realizados na conta única e específica vinculada ao Fundo: 198 no RS e 3.218 no Brasil

  • Servidor falecido recebendo remuneração com recursos do Fundeb após óbito: 101 no RS e 3.315 no Brasil

Fonte: Tribunal de Contas da União (TCU)

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/12/tcu-aponta-12-mil-problemas-em-distribuicao-de-recurso-federal-para-educacao-no-rs-clbb1d0xb00670170p1tid8sf.html?fbclid=IwAR2gvRgjhC8GJP7RttaSRd0leXW5SoTTq6LAOPU47iNWb7RUTz2pdEtWlQI

 

 

TCU aponta quase 30 mil indícios de irregularidades no uso de recursos do Fundeb

Suspeitas vão desde a permanência de pessoas falecidas na folha de pagamentos do fundo até contratação de professores sem formação adequada

04/12/2022- ESTADÃO CONTEÚDO Júlia Pestana

Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou quase 30 mil indícios de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2020 e 2021. 

Os indícios de irregularidades, segundo notícia divulgada pelo G1, vão desde a permanência de pessoas falecidas na folha de pagamentos do fundo até contratação de professores sem formação adequada.

Dados do TCU indicam que 18.869 escolas públicas teriam professores lecionando sem possuírem formação específica e 3.218 entes federados não possuem contas únicas para receberem os recursos do Fundeb. 

Ainda, 3.315 servidores falecidos estariam recebendo remuneração com recursos do Fundeb. Os órgãos públicos identificados deverão prestar esclarecimentos.

 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/12/tcu-aponta-quase-30-mil-indicios-de-irregularidades-no-uso-de-recursos-do-fundeb-clb9hzlod003e01g7qo4jrcnf.html 




ONLINE
149