Programa de escola em tempo integral

Programa de escola em tempo integral

Governo oficializa programa de escola em tempo integral

Projeto anunciado pelo Ministério da Educação busca aumentar oferta de matrículas em tempo integral para estudantes de rede pública

O Ministério da Educação e o Governo Federal anunciaram nesta sexta-feira (12/05) o lançamento do programa Escola em Tempo Integral, que busca aumentar em 1 milhão a oferta de vagas de tempo integral na rede pública de educação básica.

Tal mecanismo de fomento busca viabilizar uma política de pactuação para alcance da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica”.

O percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021, segundo relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022.

Para ampliar a oferta de matrículas, o programa federal vai repassar R$ 4 bilhões para todos os estados e municípios possam expandir tais matrículas, sendo que os entes federados poderão aderir e pactuar metas junto ao MEC através do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle).

Na primeira etapa, o MEC pretende atingir mais de 1 milhão de estudantes ao pactuar as metas de matrícula em tempo integral (igual ou acima a sete horas/dia ou 35 horas/semana). As verbas serão pagas considerando as matrículas pactuadas, o valor do fomento e os critérios de equidade.

Também estão previstas ações para formação de educadores, orientações curriculares, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada, entre outras iniciativas.

FONTE:
https://jornalggn.com.br/educacao/governo-oficializa-programa-de-escola-em-tempo-integral/ 




ONLINE
139