Programa de Formação Inicial em Serviço

Programa de Formação Inicial em Serviço

 matéria profuncionário 1611

 

 

Durante a reunião do Grupo de Trabalho do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), realizada na última segunda-feira (13), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC foi designada a elaborar um censo quantitativo para mensurar a demanda do programa no país. 

Com a ausência do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) na reunião do GT, responsável apresentação dos dados, a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE e membro titular no GT, Guelda Andrade, reforçou a necessidade de se realizar a pesquisa com urgência, possibilitando o retorno dos resultados já no dia 11 de dezembro.

Neste trabalho, a CNTE, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), serão responsáveis pela mobilização de estados e municípios na aplicação e coleta de resultados do instrumento.

“O tempo é curto e corrido. Para isso, nós contamos com o apoio dos estados e municípios, além de todos os sindicatos filiados à CNTE, para se ter um número de demanda mais próximo do real e já iniciarmos a formação com máxima urgência”, ela reforça.

Atualização dos materiais 

Outro destaque apontado pelo GT foi relacionado ao plano de revisão dos materiais pedagógicos para a retomada do programa Profuncionário. De acordo com Guelda, a partir da antiga versão dos materiais, terá de ser feita uma atualização e a produção de materiais novos e mais diversos.

“Precisamos de um material específico para atuação do profissional de multimídia didático. Agora, com a previsão dos laboratórios de ciências, matemática e informática serem obrigatórios, teremos que aprofundar o conhecimento desses profissionais para que eles possam atuar nesses diferentes locais”, menciona.

“Porém, para tornar esse atendimento possível, essa demanda tem que ser um dever de estado, e não permanecer apenas como um programa do Governo Federal”, finaliza.

Calendário de reuniões

Os próximos encontros do GT neste ano estão marcados para acontecer nos dias 27 de novembro e 11 de dezembro. Além disso, outros três encontros para o próximo ano também estão previstos, nas seguintes datas: 15 de janeiro, 5 e 19 de fevereiro de 2024. 

FONTE:

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/76946-cnte-aponta-urgencia-na-coleta-de-dados-sobre-a-demanda-do-programa-no-pais




ONLINE
156