Programa de incentivo à formação de professores
Gabriel irá coordenar programa de incentivo à formação de professores
Professor Transformador pagará bolsas a graduandos com o objetivo de combater a escassez de profissionais recém-formados para a educação básica
22/12/2022 - CARLOS ROLLSING
Dias antes da posse, Gabriel Souza já despacha no gabinete do vice-governador, no CAFF.
Jonathan Heckler / Agencia RBS.
O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Já instalado no 21º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), onde fica o gabinete do vice-governador, Gabriel Souza (MDB) irá coordenar projetos estratégicos e transversais do segundo governo Eduardo Leite (PSDB).
Um deles é o Professor Transformador, cuja ideia consiste em incentivar a formação de novos docentes para a educação básica, especialmente na disciplina de matemática. Para enfrentar a escassez de novos profissionais, o governo estadual irá pagar uma bolsa mensal de R$ 800 para graduandos em licenciaturas. Serão pagos outros R$ 800 por mês às universidades comunitárias para deixar totalmente quitado o curso. Ou seja, o estudante não irá pagar nada e receberá uma bonificação. O programa deverá valer para todo o período da graduação.
O objetivo, diz Gabriel, é iniciar o Professor Transformador no primeiro semestre de 2023, com mil vagas na primeira turma. Antes de colocar em prática, o vice-governador eleito terá de costurar detalhes da proposta com a Procuradoria-Geral do Estado e as secretarias de Educação e da Ciência e Tecnologia.
Será necessário aprovar um projeto de lei na Assembleia Legislativa, mexer no texto do orçamento estadual para prever a despesa continuada do programa e solicitar autorização do comitê do regime de recuperação fiscal.