Questionários do Saeb 2023

Questionários do Saeb 2023

Professores devem responder questionários do Saeb 2023

Todos os docentes com turmas que vão participar da avaliação precisam preencher os formulários eletrônicos. Secretários de educação municipais e diretores escolares também preenchem

Publicado em 03/10/2023 

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Todos os professores com turmas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o envio dos links para o preenchimento dos questionários. O prazo para responder vai até 17 de novembro. A Fundação Cesgranrio, empresa contratada pelo Inep para aplicar os testes cognitivos do Saeb 2023, também já começou o agendamento das aplicações das provas nas escolas.

  • A aplicação presencial dos testes será realizada entre 23 de outubro a 10 de novembro.

Questionários – Os secretários (ou dirigentes) municipais respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores. Diretores de instituições que oferecem educação infantil e de escolas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como de 3ª e 4ª séries do ensino médio, participantes do Saeb, fornecem dados sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares, sobre atividades desenvolvidas, recursos disponíveis e infraestrutura do estabelecimento.

  • O conjunto de perguntas permite que se conheça mais sobre a realidade da educação nas escolas.

Professores fornecem informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como condição socioeconômica, participação da família, interação com professores e colegas em sala de aula, além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Atualmente, os estudantes de todo o Brasil respondem aos questionários impressos durante a aplicação dos testes cognitivos do Saeb.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Confira a Portaria do Saeb 2023

Acesse a cartilha do Saeb 2023

Saiba mais sobre o Saeb

Assessoria de Comunicação Social do Inep

FONTE:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/professores-devem-responder-questionarios-do-saeb-2023?fbclid=IwAR3GXXAqZTZ0VCVEdnXLYKad-QAAkZT2oybdiZ2-yyI2lvGUtgIl4ckjktQ 

 

 

Saeb 2023 medirá avanço da alfabetização no Brasil

Avaliação, que começa em outubro, será a primeira, após a definição da nota de corte, que apontará o percentual de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental

Publicado em 08/09/2023

Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Interna-14-4 (1).png

 

A pouco mais de um mês da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, o Brasil se aproxima de saber, objetivamente, se houve avanços na alfabetização de crianças desde a última edição da avaliação, em 2021. O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 8 de setembro, lança luz sobre o tema, que urge, no que diz respeito de ações voltadas à recuperação da aprendizagem. O Saeb 2023 será o primeiro, desde a definição da nota de corte pensada, para apontar o percentual de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicou o parâmetro de 743 pontos, na escala da avaliação, após uma série de esforços conjuntos, por meio da pesquisa Alfabetiza Brasil. Na divulgação dos resultados do estudo, em maio, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram as taxas de alfabetização aplicadas às edições de 2019 (60%) e 2021 (43%) do Saeb, já baseadas na nota de corte.

  • Em junho, o MEC lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de subsidiar ações concretas nos Municípios e em todas as Unidades da Federação para a promoção da alfabetização.

“Além de saber se tivemos avanços, conseguiremos monitorar os efeitos das ações de recuperação de aprendizagem empreendidos desde 2021, quando estávamos saindo do cenário pandêmico, e, em algum nível, apesar de ser uma iniciativa recente, do compromisso nacional”, explica Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb. Segundo ela, desde a divulgação dos resultados de 2021, “compreendeu-se que houve uma perda significativa de aprendizagem, especialmente, na alfabetização”, o que, “ligou o alerta” sobre o assunto. “O meu entendimento é que o compromisso nacional vem para validar, apoiar e referendar os esforços das secretarias de educação de maneira articulada, para que possamos superar as perdas e avançar”, complementou Clara.

  • O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro.

Alfabetiza Brasil - Durante os meses de abril e maio, Inep e MEC consultaram professoras alfabetizadoras e outros especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperados ao fim do 2º ano do ensino fundamental. A partir dos resultados da pesquisa, esse perfil foi interpretado considerando a escala de proficiência do Saeb.

Os métodos e resultados da pesquisa também foram apresentados, recentemente, na XII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), na qual especialistas, pesquisadores, gestores, professores e estudiosos discutiram os cenários recentes e iminentes no que diz respeito ao tema. O evento, que é realizado bienalmente, ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo (SP).

  • O relatório completo da Alfabetiza Brasil será publicado, em breve, pelo Inep, que disponibilizará, também, as taxas de alfabetização (2019 e 2021) para os diferentes estratos da amostra do Saeb.

Saeb  Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Confira a Portaria do Saeb 2023

Acesse a cartilha do Saeb 2023

Saiba mais sobre o Saeb

Saiba mais sobre a Alfabetiza Brasil


Assessoria de Comunicação Social do Inep

FONTE:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/saeb-2023-medira-avanco-da-alfabetizacao-no-brasil 




ONLINE
162