Reajuste do magistério em 2026

Reajuste do magistério em 2026

Não há nada certo ainda sobre quanto será o reajuste do magistério em 2026

Não há nada certo ainda sobre quanto será o reajuste do magistério em 2026

19/11/2025

Há várias previsões, inclusive acima de 10%; e o que continua valendo é o cálculo aplicado desde 2010, cujo índice para o próximo ano será definido só em dezembro

 

Definição oficial do piso do magistério para 2026 só sai mesmo quando o MEC publicar portaria sobre a questão, o que deve ocorrer no final de dezembro ou no decorrer do mês de janeiro. Foto/reprodução
Definição oficial do piso do magistério para 2026 só sai mesmo quando o MEC publicar portaria sobre a questão, o que deve ocorrer no final de dezembro ou no decorrer do mês de janeiro. Foto/reprodução

Sobre reajuste de 0,85%

Em primeiro lugar, o "Portal de Prefeitura" não afirma que o reajuste do piso em 2026 será de apenas 0,85%. O que o texto diz é que "pode ser", baseado numa estimativa preliminar da CNTE. Ou seja, não há definição sobre isso, mesmo porque há também previsão embasada em dados de correção entre 10% e 15%.

Sobre atualização pelo INPC

Quanto a correção apenas pelo INPC (inflação oficial, sem ganho real), conforme PL 3.776/08, isso também não procede, pois esse referido Projeto de Lei nunca foi aprovado na Câmara, pelo menos até a data de publicação desta postagem. E não há indicativo de que seja, senão a CNTE já teria informado.

O que continua a valer e a luta da CNTE

Para o reajuste de 2026, o que continua a valer é o critério da Lei 11.738/2008, baseado no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores. E isto só será definido mesmo no final de dezembro. 

Sobre essa questão do critério de reajuste, a CNTE luta para aprimorá-lo, através da mudança do cálculo, de forma que a correção seja no mínimo a inflação oficial mais ganho real. Veja mais detalhes nos links abaixo:

 

Nossa opinião

Por fim, no entendimento do Dever de Classe, reajuste do magistério em 2026 deve ser maior que os 6,27% deste ano. O mais provável é que ocorra o previsto pelo professor Renato Ramalho e correção fique entre 10% e 15%, pois o especialista apresenta dois bons argumentos em sua análise.

Contudo, a única coisa certa por enquanto é que nada está definido.

 

FONTE:

https://www.deverdeclasse.org/l/piso-magisterio-em-2026/#gsc.tab=0




ONLINE
28